VIII Jogos da Ufopa - 6ª Rodada: Uma semifinal e a participação de um jogador profissional

Professor Hergos à esquerda. À direita, em 1993, o garoto Hergos, jogador profissional do Corínthians.

Jabert Diniz Júnior  

A sexta rodada do campeonato do servidores foi uma verdadeira semifinal, embora oficialmente não conste esta fase na competição.

Composto de apenas quatro equipes, o campeonato foi estruturado em dois turnos: três rodadas no primeiro e três rodadas no segundo em que todas as equipes se enfrentariam duas vezes.

Nesta fase de classificação, os dois mais bem pontuados se classificariam e fariam a grande final e os outros dois disputariam o terceiro lugar.

Mas, na sexta rodada, a última, a que definiria a classificação, todos os times tinham condições de chegar à finalíssima do campeonato. E isso deu uma emoção especial no campeonato, porque, todos foram para o jogo determinados a conseguir uma das vagas.

E a primeira disputa da noite, ISCO/ICED/SINFRA x PROAD, foi um verdadeiro combate. Alguns atletas até consideraram este jogo como a final, afinal de contas, eram as favoritas ao título.

Consideradas as favoritas ao título, essas duas equipes vieram muito fortes, especialmente a PROAD, que é composta dos atletas mais novos do campeonato (já conhecidos como "docinhos" do Nelson) e líder do campeonato desde a primeira rodada.

A equipe do "Paínho" Zair (ISCO/ICED/SINFRA) veio quase completa, desfalcada apenas de "Paredão" e "Panturrilha de Cachorro" que, paralelamente, disputavam outro campeonato de futebol - os caras são feras.

A PODEROSA PROAD: OS "DOCINHOS" DO NELSON

PROAD: da esquerda para a direita, em pé: PareJohn, João Batista, Nelson, Francisco Júnior, Marcos Neres e John Soteudo.  Agachados: Josecley, Ed Carlos, Rogério, Jardel e João Carlos.


ISCO/ICED/SINFRA: EQUIPE DE "PAINHO" ZAIR

ISCO/ICED/SINFRA: da esquerda para a direita, em pé: Andrey, Glemisson, Alan Ribeiro, Valdomiro e Leandro Lomba.  Agachados: Andresson, Márcio Moda, Hergos Couto, Arlen e Painho Zair.

Depois de cinco rodadas, todo mundo já estava bem contagiado e empolgado com o "equilíbrio" do campeonato que foi determinado pelos resultados da 5ª rodada.

Era tanta empolgação que as filmagens dos jogos foram retomadas. Então, a FAMÍLIA CTIC resolveu promover novamente a gravação dos jogos e disponibilizar nas redes sociais (YouTube).

Acesse os links para ver os jogos:

ISCO/ICED/SINFRA x PROAD: primeiro tempo: https://youtu.be/p_kjv1I1-IQ

ISCO/ICED/SINFRA x PROAD: segundo jogo: https://youtu.be/3c1KLHlIBbQ

CTIC AMIGOS x PRO'S REUMATIC: primeiro tempo: https://youtu.be/GxsCPqpmDS0

Caio Rego, coordenador de redes do CTIC, foi quem comandou as filmagens, afinal de contas, havia sim boa possibilidade de sua equipe disputar a grande final do campeonato. A confiança estava alta.

Bem, mas vamos contar como foi o primeiro jogo, que por sinal, foi muito pegado.

Confiante no talento individual dos seus atletas e jogando até por um empate, a PROAD acreditava que pudesse fazer um gol que a classificaria, a qualquer hora. Dessa forma, cadenciavam o jogo.

Um lance, logo no início, parecia comprovar isso. Há um minuto e meio de jogo, numa jogada espetacular, quando Neres se preparava para fuzilar o goleiro Andrei, Glemisson, centroavante, veio ajudar na defesa e fez uma falta providencial. Na cobrança, Rogério bate e a bola passa raspando a trave esquerda de Andrei.

O primeiro tempo foi bem disputado. Ambos os goleiros tiveram que trabalhar muito. Jardel fez belas e importantes defesas. Mas, aos vinte minutos, Alan "Baiano", o xerifão do ISCO/ICED/SINFRA, que comandava a zaga, juntamente com Márcio, Andresson e Valdomiro Júnior, intercepta uma jogada de ataque da PROAD e a bola, de pé em pé, chega em Hergos Couto que, dentro da área, quando ia concluir, sofreu penalty.

Além de fazer o zagueiro levar um cartão amarelo, o próprio Hergos (ex-jogador do Corinthians - 1993, autor de um gol contra o bustel...., digo contra o Flamengo, no brasileirão daquele ano) vai para a cobrança.

A essas alturas, "Painho" Zair, do lado de fora, ia à loucura. Depois de muito bafafá em campo, Hergos correu para a bola e chutou forte no canto direito de Jardel, que ainda tocou na bola, mas não o suficiente para interceptá-la. Goool, de Hergos para o ISCO/ICED/SINFRA.

O primeiro tempo acabou assim, um a zero para ISCO/ICED/SINFRA. Voltando para o segundo tempo, a PROAD não queria entregar a paçoca assim tão fácil. A equipe que foi líder desde a primeira rodada, repleta de "docinhos" craques de bola, não podia sair assim do campeonato. Então, voltaram decididos a buscar o resultado, que poderia ser um simples empate.

E logo no início do segundo tempo, parecia que ia dar certo. Hergos Couto, autor do gol da vitória parcial do ISCO/ICED/SINFRA, a menos de dois minutos, ao tentar um chute a gol, sofre uma séria lesão na posterior da coxa esquerda e precisou sai amparado pelos companheiros.

*****************

Aqui, abrimos um parêntese para registrar a primeira participação de Hergos Couto no Campeonato dos Servidores da Ufopa, que este ano foi convencido pelo eloquente papo do professor Zair Henrique, cartola do ISCO/ICED/SINFRA. 

Hergos Ritor Fróes de Couto, hoje, é doutor em Educação e professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).


Em 14 de novembro de 1993, há exatos trinta e dois anos, Hergos Couto jogou sua última partida disputada pelo Timão. Durante a partida, o garoto Hergos, com apenas 21 anos, entrou em campo entre os titulares e marcou o gol corinthiano no Maracanã e empatou com o Flamengo em 1 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. 

Esperamos que o o professor Hergos se recupere a tempo para disputar a final do campeonato, na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, no campo da AABB.

******************

E o jogo continuou muito pegado. Andrei, o goleiro mais fotografado do campeonato, teve que fazer muitas defesas difíceis. Mas, para Jardel, do outro lado, a vida também não tava fácil.

Então, aos dezesseis minutos e meio, Mário Tanaka, campeão de Beach Tennis de Santarém, numa jogada de raça pela esquerda, cruza a bola, Glemisson erra a conclusão. Na sequência, Alan Baiano pega a bola do lado direito e manda para a área novamente e aí, dessa vez, o artilheiro não vacila. Gol de Glemisson, o segundo do ISCO/ICED/SINFRA.

Aos dezoito  minutos, depois de uma bola bem trabalhada pela equipe da PROAD, Rogério marca, diminuindo o placar. O jogo foi pegado até o fim, mas o placar final ficou assim: ISCO/ICED/SINFRA 2 x 1 PROAD.

Com esse resultado, a equipe de Zair e Companhia se classificou para a grande final e, de quebra, dificultou a vida da FAMÍLIA CTIC que, para se classificar, teria que golear a PRO'S REUMATIC no jogo seguinte.

O segundo jogo, a segunda "semifinal" da noite foi entre CTIC AMIGOS e PRO'S REUMATIC.

CTIC AMIGOS: PENSA NUMA EQUIPE UNIDA!

CTIC AMIGOS: Da esquerda para a direita, em pé: Renato Pé de Ferro, Kadete, André, Robson,  Cristovam, Valkir, Roberto Sá, Robson Guimarães e o empresário da equipe. Agachados: Manoel, Roberval Ferrão de Arraia, William Reis, maestro Júlio Heleno, Matheus e Caio.

PRO'S REUMATIC: EQUIPE CAMPEÃ DA PRIMEIRA VERSÃO DO CAMPEONATO

PRO'S REUMATIC, da esquerda para a direita, em pé: Gleidson, Rywaldo, Carlos Macarrão, Thiago "Henrique Ganso", Jonnes, João Elbio e Danilo. Agachados: Tarelly, Luamim, Charles, Jabert, Daniel Hulkinho e Bruno Meireles. 

A equipe CTIC AMIGOS, ainda que precisasse fazer um placar elástico para se classificar (isso por conta do resultado da partida anterior), estava motivada.

Então, na preleção, naquele papo antes do início da partida, as palavras eram de muito incentivo. William jurou que neste ano, caso se classificassem para a final, ele iria comparecer. Renato Pé de Ferro repetiu várias vezes que ia dar o máximo dele naquele jogo. E cada atleta deu o seu testemunho. William, com aquelas palavras de incentivo, ainda falou bem alto: "Gente, aconteça o que acontecer, o importante é que nós somos irmãos, borra, somos irmãos, baralho".

E realmente este jogo foi um espetáculo à parte; foi uma chuva de gols. Mas uma chuva de gols de Bruno Meireles, que nesta noite, novamente, estava inspiradíssimo.

A pressão imposta pela PRO'S foi muito grande. O pobre do goleiro Robson Guimarães, destaque em todas as rodadas anteriores, saiu de cabelos brancos desse jogo.

Logo aos dois minutos, num primoroso lançamento de Thiago "Henrique Ganso", Bruno só desviou a bola de cabeça, sem chance para Robson.

Do outro lado, apenas Renato "Pé de Ferro" levava algum perigo. Mas, para Chales, os chutes de Renato eram tentativas até infantis, porque Charles pega muito. É o melhor goleiro da Ufopa.

Aos quatro minutos, numa jogada de contra-ataque, a bola foi de pé em pé. Danilo para Gleidson, para Thiago, para Bruno que devolveu para Thiago, que só teve o trabalho de mandar para a rede. Golaço de Thiago Moura, que, desde que voltou das férias em Foz do Iguaçu, vem jogando um futebol de encher os olhos.

E aos seis minutos, mais uma vez, a bola saindo lá de trás, agora com outro craque, Carlos Macarrão, que passa para Thiago, que manda mais um primoroso passe longo para Bruno Meireles que, numa noite mágica, manda no cantinho do goleiro do CTIC. Haja cabelo branco.

Final do primeiro tempo, a PRO'S vencia por 3x0. E poderia ser muito mais. Porque, apesar dos gols tomados, Robson fez muitas e muitas defesas, dificílimas para qualquer goleiro.

E não desista que teve muito mais. Só que agora sem a transmissão, porque, por alguma razão, não teve mais sequência no segundo tempo.

Mas a pegada no jogo continuou. A PRO'S estava muito focada no jogo. Bruno mais mais um. O CTIC, num lance de vacilo da PRO'S, marca um gol. E  Gleidson, voltando a se entusiasmar, marca o seu. Até aqui, 5 x 1. Bruno marca seu quarto gol e Robson marca mais um para o CTIC AMIGOS. Final de jogo: CTIC AMIGOS 2 X 6 PRO'S REUMATIC.

Com esse resultado, a grande final será decidida entre ISCO/ICED/SINFRAPRO'S REUMATIC.

Então, no dia 17 de novembro de 2025, segunda-feira, no Campo Society da sede campestre da AABB, a partir das 19 horas. Não perca a grande finalíssima dos 10º Jogos dos Servidores da Ufopa, com o primeiro jogo, que define o terceiro lugar: CTIC AMIGOS x PROAD

 P Ó S    J O G O

Após os jogos, como sempre, ocorreram as resenhas entre os atletas das equipes. Afinal de contas, todos vieram para se confraternizar, mas, também para competir.

Os atletas da PROAD, evidentemente, estavam frustrados. O cartola revelação Nelson conseguiu montar uma equipe muito competitiva, favorita ao título. Prova disso é que foi líder durante quase toda a fase de classificação.


A família CTIC ficou feliz do mesmo jeito. Arrumou novos amigos; apresentou um bom futebol; com a contratação definitiva de um goleiro Ximango, conseguiu chegar com chances na última rodada. Os "estrangeiros" foram destaque, sem dúvida: Maestro Júlio Heleno, Paulo Cintura, Anderson, Roberto Sá, o Garoto Membeca. E, neste jogo da 6ª rodada, Pé de Ferro, prata da casa, comandou o jogo. Foi ele que levou os maiores perigos para Charles.


Definidas as equipes para a grande final e a disputa do terceiro colocado, o que vem por aí? 

* Será que a PRO'S, depois de 10 anos, vai repetir a PROeza de vencer novamente o campeonato e tornar-se bicampeã do campeonato?

* Será que Márcio Moda finalmente vai conseguir o seu primeiro título?

Façam suas apostas!

****************

Alguém falou, parecendo estar conversando sozinho: "Pelo menos não vou ter que fingir contusão pra não vir, não sou finalista...."

Quando olharam pra trás, viram que era William pipoq...., digo, William Reis.

 

E alguém da FAMÍLIA CTIC, ainda muito emocionado e com lágrimas nos olhos, bradou: "Jogamos como nunca, perdemos como sempre!"


Assim ficaram os resultados da 6ª rodada do campeonato dos servidores da Ufopa. 

Jogo 1: ISCO/ICED/SINFRA  2 x 1  PROAD

Jogo 2: CTIC AMIGOS           2 X 6  PRO'S REUMATIC


Após 6ª rodada, confira abaixo a classificação e a artilharia do campeonato dos servidores da ufopa 2025, em que Bruno Meireles já se isolou, com seis gols marcados. Gol, não, golaços.


E vem aí a Corrida da Ufopa 


A P O I O




MOMENTO SOLIDÁRIO



Flashes da Rodada 6
Créditos: Amanda Ferreira

Alan Baiano, mostrando sua estratégia pro Técnico Painho: "Eu vou jogar aquele lá no muro. Aque outro, arremesso pra trás da arquibancada...."


"Eu, héin! Vou tratar de fazer meu trabalho. O Alan que faça o dele". 

Painho Zair: "Aqui, eu me 'agaranto'."

Painho Zair: "Aqui, eu me 'agaranto'."



Desolados, os excelentes atletas da PROAD ficaram sem entender nada....




"Posso ir pra qualquer lugar, que eu saio na foto".


Carequinha da PRO'S, o filho do Manolo.



Professora Fabriciana: "Prometo que dia 18 vou dar folga para todos, para as comemorações dos 10 anos dos Jogos dos Servidores."


"Não adianta, posso ir pra qualquer lugar, que eu saio na foto".

"Não adianta, posso ir pra qualquer lugar, que eu saio na foto".


Kadete e o goleiro Cabeça Branca de Alenquer.

Kadete e o goleiro Cabeça Branca de Alenquer.



Arisson: Excelente jogador da PROAD.








PROAD: Uma excelente equipe.



Ninguém descobriu a fórmula disso.

Alan Baiano: "Isso aqui eu domino".








Comentários

Crônicas mais visitadas

VIII Jogos da Ufopa: Ser "Bombadinho" nesse campeonato é a moda. Só que não!

VIII Jogos da Ufopa - 5ª Rodada: noite de Gigantes

VIII JOGOS DA UFOPA - "DIA DOS GOLEIROS"

Anjos na Terra

"Meretríssimo"

"Cul de Cheval"

O que diria minha avó?

10 ANOS DOS JOGOS DOS SERVIDORES DA UFOPA - ABERTURA

A emoção de um bom filme