O CARNAVAL NO BRASIL E O PORCO ELÉTRICO DE SANTARÉM-PA

 

Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, o Carnaval manifestou-se, inicialmente, por meio do ENTRUDO, uma brincadeira muito popular em Portugal, que, no Brasil, permaneceu até o século XIX, quando, ainda neste século, passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra esta manifestação, desaparecendo do país em meados do século XX, por meio da repressão que se estabeleceu contra essa brincadeira.

     Entrudo: Fonte: http://www.carnaxe.com.br/histor/entrudo/index.html

Alguns estudiosos, porém, entendem o Carnaval como uma festa cristã, já que sua origem, na forma como a entendemos atualmente, tem relação direta com o jejum quaresmal. Isso, no entanto, não impede que sejam traçadas as origens históricas que nos mostram a influência que o Carnaval sofreu de outras festas que existiam na Antiguidade.

Ainda no final do século XIX, as camadas populares do Rio de Janeiro também começaram a organizar suas práticas carnavalescas, recuperando a tradição das festas de rua antes da Quaresma. Surgiram, então, os primeiros blocos carnavalescos e cordões, um movimento totalmente organizado pelo povo, que desfilava pelas ruas com carros decorados ao estilo de uma grande e animada procissão, carregada de manifestações populares: foi o início do movimento que hoje conhecemos como blocos de rua.

No início do século XX, apareceram as primeiras marchinhas de Carnaval, como “Ô Abre Alas”, composta por Chiquinha Gonzaga, tornando a festa um evento ainda mais animado e caracterizando o Carnaval que conhecemos hoje.

O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre as camadas mais pobres.

A partir deste século, a popularização da festa contribuiu para o surgimento do samba, estilo musical muito influenciado pela cultura africana, e do desfile das escolas de samba, evento que acabou sendo oficializado com apoio governamental. Nesse período, o Carnaval assumiu a sua posição de maior festa popular do Brasil.

Os blocos de carnaval são eventos essenciais nessa celebração. Eles estão espalhados por todo território brasileiro, e cada estado ou região tem um jeito próprio de celebrar essa festividade.

Existem vários tipos de blocos de carnaval, alguns são menos ordenados, mais informais. Entretanto, há aqueles extremamente organizados e que são esperados por todo o ano. Muitos destes possuem abadá, que é uma camiseta para os foliões que funciona como um uniforme específico de algum bloco.

Os blocos de carnaval que utilizam abadá são frequentes na Bahia, onde muito são bastante conhecidos em todo Brasil, a maioria comandado por cantores de axé. Além disso, muitas pessoas também costumam ir para os blocos fantasiadas.

Neste ano de 2023, em Santarém, no Estado do Pará, coração da Amazônia, após dois anos suspensos em virtude da pandemia, o carnaval retorna a todo vapor para as ruas.  As folias serão realizadas na zona urbana da cidade e na vila balneária de Alter do Chão. Para os quatro dias de folia, haverá atrações locais e regionais.

Confira a Programação do Carnaval da cidade de Santarém-Pa:

18/02/2023

Local: Na Praça de Eventos

Hora: às 19h

Bandas: Som Tapajoara / Ricardão e Banda

19/02/2023

Local: Praça do Çairé - Alter do Chão

Hora: às 18h

Bandas: Ricardão e Banda / Kely Mel de Banda


Local: Praça 7 de Setembro - Alter do Chão - Carnaval Cara limpa

Hora: às 19h

Bandas: Cintura Fina / Banda Rithimus

20/02/2023

Local: , Praça do Çairé - Alter do Chão - Carnaval do Mela Mela

Hora: às 18h

Bandas: Izelon e Banda / Gui Estouradão

 

Local:  Praça 7 de Setembro - Alter do chão - Cara Limpa

Hora: às 19h

Bandas: Carapanã Elétrico / Izelon e Banda

 

Local: Praça do Pescador - Av. Tapajós - Santarém - Carnavelhinho

Hora: 18h

21/02/2023

Local: Praça de Eventos - Anysio Chaves - Santarém

Hora: às 19h

Bandas: Carapanã Elétrico / Banda Rithimus / Kelly Mel e Banda

21/02/2023

Local: Avenida Marajoara

Horas: 17:00 H

Desfile do Bloco : Porco Elétrico

PORCO ELÉTRICO

Além da programação oficial da folia promovida pela prefeitura, em vários bairros da cidade, os blocos irão animar todos foliões.

O “Porco Elétrico” se apresentará na Avenida Marajoara para animar especialmente os brincantes do Aeroporto Velho, um populoso e tradicional bairro carnavalesco, retomando a alegria dos seus moradores.

O “Porco Elétrico”, criado há 13 anos para homenagear um antigo morador do bairro, Seu França, e que tem como coordenador Clerisvaldo Vasconcelos, virá neste ano com o tema “Maria Moaçara a Principaleza do Tapajós” e sairá na Avenida Marajoara no dia 21 de fevereiro, terça-feira gorda.


Conversamos com um dos brincantes do bloco, o professor Zair Henrique, que há anos faz o papel de Guardião da Amazônia no bloco, e que nos contou um pouco mais da história do bloco.

Disse o professor que o trabalho que antecede o grande dia da folia é grande, cansativo, mas muito prazeroso, tanto pelo fato de estar fazendo uma coisa legal, que a todos emociona muito, em especial o resultado final, como também, pelo encontro com a “família” Porco Elétrico, que é como ele considera os amigos de folia. É muito bacana isso”, enfatizou Henrique.



Conversamos brevemente com o professor Henrique:

JD: Há quanto tempo você brinca e como começou no bloco?

- Já estou com a família Porco Elétrico há 05 anos e comecei, assim, por acaso. Moro no Bairro há muito tempo e em uma roda de samba e outra surgiu o convite.  Iniciei a convite e por um pedido especial de meus filhos que pediram que “ajudasse” o Porco Elétrico.

JD: E carnaval de blocos dá trabalho, professor?

- Muito. Mas é um barato. No “chiqueiro” (QG do Porco) os componentes ajudam a confeccionar fantasias; pintar os carros; compor o samba; fazer arranjos musicais; participam da feijoada made in Porco elétrico.

JD: E essa história do Guardião da Amazônia, como ocorreu?

- Rapá, foi assim rá rá.... havia a necessidade de ressuscitar alegria da Maria Moaçara (Rainha do Porco) que andava tristonha, queria abandonar a passarela do samba, só um espírito forte da Amazônia poderia lhe devolver a alegria...assim surgiu este destaque no bloco.


O professor ainda nos informou que o bloco iniciou com apenas 10 brincantes que andavam nas ruas do Bairro e hoje já conta com mais de 70 brincantes.

JD: Qual o seu Papel dentro do bloco?

- Eu represento o Guardião da Amazônia, um espírito que traz a alegria para a Rainha do Porco Elétrico, a partir desta conexão ela passa a ser a Majestade do samba e transfere para todo o Bloco a sua contagiante alegria.

 

JD: Professor, qual o recado você deixa nesse momento para a população Mocoronga?

- Fica o convite a todos os moradores de Santarém para comparecerem à Avenida do samba, Av.Marajoara, no Bairro Aeroporto Velho, para brincar um carnaval de família e prestigiar a alegria do Bloco mais alegre de Santarém. E estendo o convite a amigos ex-alunos das cidades vizinhas, enfim, a todos os amazônidas a virem prestigiar e se divertirem conosco. E viva o Carnaval!

  


Fontes de consulta:

https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm

https://www.blocosderua.com/noticias/como-surgiram-os-blocos-do-carnaval-de-rua/

https://escolaeducacao.com.br/blocos-de-carnaval/

https://santarem.pa.gov.br/noticias/cultura/alailson-de-volta-a-folia-prefeitura-de-santarem-anuncia-programacao-do-carnaval-2023-fj2fzs

Patrocínio



Comentários

  1. Precisamos de pessoas assim para divulgar nossa cultura e tradições. Excelente texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Crônicas mais visitadas

No dia em que saí de casa

VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023

VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023 - FINAIS