IV EDIÇÃO DO TABLOIDE - UFOPA WORLD CUP 2022

Campeonato de Fut7 da Universidade Federal do Oeste do Pará

Santarém - Pará

 Uma crônica divertida e “distorcida” dos jogos do I Campeonato de Fut7 da Ufopa, sendo a V Edição dos Jogos de Integração dos Servidores da Instituição, realizados no período de 28 de setembro a 28 de outubro de 2022.

Edição 4, 18 de Outubro de 2022

Quarta Rodada, 15 de outubro de 2022

O dia do professor foi comemorado em grande estilo pelos servidores da Universidade Federal do Oeste do Pará, participando como servidor-atleta e levando a família para prestigiar a quarta rodada da Ufopa World Cup – UWC 2022 - de Fut7 na arena Rola Bola 3, e, durante e/ou após as três partidas da rodada, tomando uma cerveja supergelada e fazendo aquela resenha, onde todos se confraternizaram, deixando a rivalidade de lado.

Esta rodada selou os quatro classificados para a fase de mata-mata, sem, porém, ter definido os confrontos, já que a ordem de classificação poderá ser alterada na última rodada da fase de grupo a ser realizada na quarta-feira, dia 19 de outubro. Vamos ao resumo da rodada da penúltima rodada desta fase.

O primeiro jogo foi entre a poderosa seleção da Alemanha e a Inglaterra. A Alemanha, já classificada, com nove pontos conquistados com as três vitórias anteriores e invicta até então, pôde se dar ao luxo de poupar alguns de seus principais jogadores, como o Eneias Paredão e Thiago. Mas, sempre muito forte, esta seleção entrou disposta a, pelo menos, manter a condição de única invicta no campeonato.

Sob o comando do eficiente goleiro Jardel, Eric Braga (o filho da dona Olga), Roberval (garoto Membeca), Francisco, Miércio, e Bruno Ai Ai (o radialista mais famoso da cidade), a Alemanha, nos primeiros minutos pareceu sentir a falta dos titulares ausentes, pois, com vinte segundos de jogo, o excelente jogador Jabert sofreu uma falta rente à área do goleiro Jardel, originando o primeiro gol da Inglaterra.

Gleidson foi para a cobrança, ameaçou chutar direto, mas apenas rolou a bola pro lado e Carlos Macarrão soltou o pé. Gol da Inglaterra. Aos dois minutos e meio de jogo, depois de Jardel rebater a bola chutada pelo seguro zagueiro André, Gleidson se antecipa e marca o segundo da Inglaterra, mandando um coraçãozinho para o banco de reservas da sua equipe.

Ainda que sem seu atleta-treinador Enéias Paredão, a Alemanha não estava disposta a perder sua invencibilidade. Parece que os atletas em campo estavam dispostos a fazer de tudo para brecar a Inlgaterra. O garoto Membeca - também conhecido por aquelas bandas, às margens do Rio Amazonas, como “Roberval Mata-Arraia”, pela lendária fama que ele tem por lá de já ter levado oito ferradas de arraia e todas elas terem morrido de infecção – resolveu abrir sua caixa de ferramentas (talvez até por medo de levar mais um ralho de Eneias Paredão). Em uma bola que Jabert se preparava para chutar pelo lado direito da quadra, Roberval o acerta em cheio com uma brutal cotovelada. Jabert, ficou sem condições de jogo, mas, quando ainda ia ser atendido pelo excelente, agora técnico Tinga, digo, Mister Zair, que queria ganhar um tempinho, já que a Inglaterra estava ganhando o jogo, foi surpreendido pelo Incrível Hulkinho, que se apressou logo em entrar, dizendo: “Deixa que eu resolvo, deixa que eu resolvo, deixa que eu resolvo....”, deixando o técnico meio zangado. O primeiro tempo terminou 2 X 0 para os Ingleses.

No segundo tempo, numa falha de marcação da Inglaterra, a Alemanha diminuiu a diferença com um gol seu artilheiro Bruno Ai Ai. Perseguido em campo, Jabert ainda levou um tranco fortíssimo do jogador Eric Braga (patife), e Mata-Arraia ainda tentou lhe dar mais uma venenosa cotovelada nas costelas. O jogo terminou 2 X 1 para a Inglaterra, que já se classificou para as semifinais e, de quebra, acabou com a invencibilidade da Alemanha.

As gratas surpresas da Inglaterra se deram pela estreia do professor de música Júlio Heleno, contratado junto à Universidade Estadual do Pará - UEPA, que mostrou que não é maestro apenas de música, mas também em campo, pois Jogou um excelente futebol e transmitiu muita tranquilidade à equipe; E também a estreia de Tinga (mais conhecido como Zair Henrique) como treinador da Inglaterra, que comandou com muita personalidade a equipe, recorrendo, inclusive, segundo ele, aos astros para vencer o jogo. Disse ele em uma entrevista: “Recorri sim aos mapas astrais de todos os atletas. Todos estavam alinhados com Mercúrio, Marte, Lua, Saturno, Sol, Alter-do-Chão, etc., à exceção do Hulkinho, cujo mapa astral estava bem esquisito, meio nebuloso... confesso que fiquei preocupado.... rs “.

É importante ressaltar também a excelente atuação do goleiro Bruno, que neste sábado, dia do professor, defendeu muito, sendo um dos maiores responsáveis pela importante vitória da Inglaterra. Já por parte da Alemanha, lá na resenha, tomando uma cerveja, um atleta desta equipe perguntou a outro: “Por que não disseram pro Malael, digo Asael, que não ia ter rodada, hoje?.... Não sei qual a razão de querer enganar o atleta alemão do IFPA... A torcida presente nesse jogo, também foi de grande relevância para o campeonato.

O segundo embate desta tarde noite foi entre a forte seleção da Argentina contra a desmotivada seleção Uruguaia. E não deu outra, Los Hermanos aplicaram a maior goleada do campeonato até aqui, 6 X 0.

Liderada pelo excelente e discreto jogador Márcio Moda, a Argentina iniciou o massacre com outro bom jogador, Anderson, aos quatro minutos do primeiro tempo, que, depois de receber um belo lançamento de Preguiç..., digo, Williams, deu um corte no Mocorongo mais uruguaio de Santarém, João Elbio, e fez um golaço. Esse gol deixou os atletas da Celeste um tanto quanto nervosos, até porque, John Lucas, o “invarável” goleiro da rodada passada, agora perdia seu posto. Mas, o primeiro tempo ficou só nisso, sugerindo que o selecionado uruguaio poderia mudar a história e embolar a tabela.

E o jogo seguiu equilibrado durante boa parte do segundo tempo, enfatizando que o Uruguai substituiu o versátil John Lucas (que foi para o ataque) por um goleiro de ofício, o atleta Jardisson, que aliás fez importantes defesas. Mas, aos seis minutos de jogo, numa cobrança de escanteio pela direita, Márcio Moda, o camisa 10 da poderosa Argentina, marcou o segundo, fazendo 2 x 0. Aos nove minutos, em sucessivas falhas de Thiago Moura, a Argentina marcou o terceiro gol com Danilo. E, em mais uma falha no meio de campo do já desmotivado Thiago Moura, Anderson fez o quarto da Argentina, o segundo dele. Aos treze minutos da fase final, Márcio Moda fez o quinto da Argentina, o segundo dele e nos segundos finais, marcou seu terceiro na partida, fechando a goleada de 6 X 0. Enfim, o duelo entre o melhor goleiro e o melhor atacante da UFOPA, quem se deu bem, foi o goleiro Charles. Aos servidores-atletas do Uruguai, só resta cumprir tabela na última rodada.

A terceira e última partida da rodada foi entre a já reconhecida como uma das três mais fortes equipes do campeonato, a Espanha contra a França, esta, outra seleção que decepcionou, considerando o potencial de seus atletas.

Aplicando mais uma goleada, a terceira consecutiva, os espanhóis, na última rodada da fase de classificação, vão para uma disputa direta com a outra poderosa seleção, a Alemanha, pela primeira colocação no campeonato.

A Espanha, a exemplo dos dois últimos jogos, começou indo pra cima da França e, aos dois minutos, o professor Josiclei Marca o primeiro dele, fazendo Espanha um a zero. O segundo gol da Espanha, marcado por Paulo , no entanto, saiu apenas aos dez minutos de jogo, demonstrando que havia um relativo equilíbrio na partida. A prova desse equilíbrio é que, já no início do segundo tempo, a França foi pra cima e chegou a empatar a partida com gols de Denisson, aos três minutos e trinta segundos depois, em falha da zaga da Espanha, do habilidoso Ronny.

Mas, daí pra frente só deu Espanha. Aos cinco minutos, em uma bola recuperada por Josiclei, Paulo Bombadão recebeu o passe e marcou o terceiro da Espanha. O quarto gol da Espanha foi marcado pelo veterano tranquilo jogador Reinaldo Serrão. No finalzinho da partida, Josiclei marcou o quinto gol da Espanha, encerrando o placar de Espanha 5 X 3 França, tornando o jogo restante da França apenas cumprimento de tabela, sem somar nenhum ponto até então. Após a partida, o atleta “estrangeiro” Paulo, contratado junto ao IFPA, queixou-se por ter sido chamado de Paulo Bombadão, termo que não lhe cai bem, segundo ele. Sendo assim, encarecidamente, pediu para ser chamado de “Paulo Cintura”, como já é conhecido nos corredores do IFPA, campus Santarém. 

Queremos ressaltar o excelente trabalho da equipe de filmagem comandada pelo servidor goleiro Caio Rêgo e informar que todos os jogos da UWC 2022 encontram-se disponíveis no youtube.


Edição, diagramação, revisão, formatação, bajulação, fuleração, zoação, confusão etc: Jabert Diniz Júnior.

Sensores: Jonnes Pedroso e Eric Braga

Corretor ortográfico: Mister Zair

Patrocinadores




Comentários

Crônicas mais visitadas

No dia em que saí de casa

VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023

VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023 - FINAIS