Ééé campeão, ééé campeão, ééé
campeão! Assim comemoraram, merecidamente, os "Paquitos" do BMT, a
equipe campeã dos Jogos dos Servidores da Ufopa 2023.
Por Jabert Diniz Júnior - Santarém, Pa
Foi uma noite muito animada no Complexo Esportivo Madeirão, da Ufopa, a noite do dia 05 de dezembro de 2023. Simultaneamente, teve decisões de Vôlei de Praia e Futebol Society. No society, ocorreu primeiro a decisão do feminino, em seguida houve a disputa do terceiro lugar e na sequência a finalíssima do futebol Society masculino, a mais aguardada pelo excelente público que compareceu ao evento. O chamado clássico das letrinhas, NTB X BMT. E para completar, teve a entrega de troféus e medalhas regada ao som da banda Sambatuque, a melhor banda de samba de Santarém.
Antes de contar como se deram as grandes finais, no entanto, vamos ver como foram as semifinais, ocorridas no dia 29 de novembro. O primeiro jogo foi entre BMT e Madeirão. Jogaço de bola, com muitos gols, nove no total. Destaques para o primeiro gol do jogo que só saiu aos 14 minutos e dez segundos, quando o craque Andresson, jogador contratado junto à UEPA, recebendo uma bola pela esquerda, encobriu o goleiro Charles, um golaço. Seria um prenúncio de que o Madeirão iria para a final? Só que não, porque Antonio Márcio, o campeão de Damas, jogador do campus de Juruti, contratado a peso de outro, aos quinze minutos e cinquenta segundos, empata. Alex Santos, o famoso meteorologista da Ufopa, num belo chute, fez um golaço, sem chances para o excelente goleiro Enio do Madeirão. Um jogo muito disputado, mas quem levou a melhor foi o BMT. Final de jogo: BMT 5 X 4 MADEIRÃO.
No segundo jogo, NTB X LARANJÃO, o Laranjão estava disposto a desbancar a excelente equipe do NTB de Paredão. Pra isso, foi buscar o astro Carlos Macarrão no Crepurizão, uma área de garimpo localizado na microrregião de Itaituba, Pará, onde estava realizando sua pesquisa de doutorado. E parecia que tinha valido a pena buscar o craque, porque, Macarrão, logo aos dois minutos e meio, numa falha do NTB, meteu um balaço, indefensável que Jardel não teve nem reação. Mas foi só o que o Laranjão arrumou. Com um gol de Gleidson, dois de Márcio Moda e um de Alex Cabral, o NTB, justificando a fama de o melhor futebol do campeonato, venceu a partida, tendo o direito de disputar o título de campeão dos Jogos dos Servidores da Ufopa 2023. Final: NTB 4 X 1 LARANJÃO.
Finalmente, no dia 05 de dezembro de 2023, uma terça-feira, foram disputadas a decisão do terceiro lugar e a grande final do Campeonato.
A decisão do terceiro lugar foi entre MADEIRÃO e LARANJÃO. E o Laranjão surpreendeu o Madeirão, enfiando uma goleada histórica e inesperada no Madeirão. Os dois times, um tanto quanto desfigurados, sem alguns de seus principais atletas, começaram com um número reduzido de atletas. E aconteceram alguns fatos, no mínimo, curiosos, como foi o caso da rusga entre os engenheiros Glemison, da Sinfra e Luamim, pró-reitor da Proges, dois atletas da mesma equipe que, depois de trocarem insultos (onde um chamou o outro de feio) e algumas agatanhadas, foram expulsos, deixando a equipe do Madeirão em grande desvantagem que foi muito bem aproveitada pelo Laranjão, que não perdoou. Final de Jogo: MADEIRÃO 2 X 10 LARANJÃO.
Após a decisão do terceiro lugar, imediatamente entraram em campo os atletas das duas melhores equipes do campeonato, que fizeram seus aquecimentos e posaram para o retrato oficial realizado pela eficiente repórter fotográfica do blog, Josicléia Tavares Henrique, a Cléia, a esposa do Mister.
A final foi eletrizante e o já famoso clássico das letrinhas da Ufopa, NTB X BMT,
começou muito pegado, com marcação pesada de ambos os lados. Ainda assim, os
goleiros tiveram muito trabalho, tendo que realizar defesas dificílimas, impedindo alterações no placar no início do jogo. Até que, aos dezenove minutos e dez
segundos, já no finalzinho do primeiro tempo, Márcio Moda (que se não foi o
eleito o melhor jogador do campeonato, foi apenas porque, novamente, não
se sagrou campeão) marcou o seu décimo gol no campeonato, o primeiro do NTB. E assim
terminou o primeiro tempo, um a zero para o NTB, parecendo que estava se
encaminhando para uma vitória e, consequentemente, para o título.
Mas o
BMT tinha Thiago Moura, outrora chamado de "Thiago Henrique Ganso" por causa do seu futebol refinado e, naturalmente, por ser um torcedor "pó de arroz". E no
segundo tempo, depois de Charles, o goleiro, o cartola do time, dar um
belo ralho em seus "paquitos", o BMT veio muito determinado para o segundo tempo. E já aos três
minutos e oito segundos de jogo, Thiago marca o seu primeiro gol da
noite, empatando o jogo. O NTB, no entanto, não deu mole e Alex, o
Cabral, aos nove minutos, marca um belo gol num chutaço de grande
distância, que Charles ainda chegou a tocar na bola, mas não o
suficiente pra desviá-la do gol. NTB 2 x 1 BMT. Mas Thiagão estava
impossível nessa noite, e, aos dez minutos e quarenta e três segundos,
marca o segundo dele, empatando o jogo. E aos quinze minutos e onze
segundos, Thiago, de novo, marcando o seu terceiro gol da noite, vira o
jogo, NTB 2 X 3 BMT.
Faltando
apenas três minutos para terminar o jogo, Jabert, que havia saído para dar oportunidade para outros colegas atuarem, atendendo aos apelos da torcida e de seus companheiros, substitui Asael com a missão de impedir a vitória do BMT no tempo normal. E foi o que ele fez. Aos dezenove minutos e
trinta e seis segundos, numa bola tocada por Gleidson "Vegetti", ele,
Jabert, o jogador destinado a fazer gols em finais, mantendo a escrita,
manda um balaço que Charles "Jardim" não viu nem por onde a bola passou.
Foi um golaço, golaço... um foguete, um petardo, um tiro por baixo das pernas de Charles, gol muito comemorado por toda a equipe e pela torcida, que foi à loucura, já que este gol levou o jogo para a prorrogação.
Fica frio, Charles, que essa nem o Jardim original, o Léo do Vasco, pegava (rs).
Jogo
empatado em três a três nos segundos finais, depois de um breve
intervalo para tomar uma água e decidir as estratégias finais, a decisão
foi para a
prorrogação. Agora viriam os cinco minutos decisivos, podendo ir para os
pênaltis caso terminasse empatada a prorrogação.
E essa
etapa do jogo continuou, como no início, muito disputada, tendo os
goleiros que fazer defesas espetaculares. E, não fosse Charles (eleito o
melhor goleiro do campeonato, mais uma vez), que, como um gato, "shhhhh!", impediu milagrosamente com a ponta do dedo do cotoco,
uma bola chutada de voleio, de esquerda por Jabert, que, naquela fração de segundos, pensou: "agora eu se consagro! agora eu se consagro!", o NTB abriria o
placar no início da prorrogação. Porém,
inspirada como estava a equipe
dos Paquitos, e e um tanto exausta como estava a do NTB de Paredão, foi só questão
de tempo
para que o ex-ginasta e, atualmente, professor doutor em
biometria/bioestatística do IFII, Dennison Célio de Oliveira Carvalho,
numa cobrança de escanteio feita com as mãos, desviasse a
bola, de cabeça, tirando-a do alcance de Jardel, que foi morrer no fundo
da rede. Isso já nos segundos
finais da prorrogação. Não havendo mais tempo para reação, veio o apito
final e o resultado do jogo: NTB 3 X 4 BMT. Aí, foi só festa para o time do Mister Zair, que agora é bicampeão dos Jogos dos Servidores da UFOPA, juntamente com Charles, o melhor goleiro, Alex Santos, o melhor jogador, Tanaka, Cintura, Thiago, Gledson, Dennison, Miércio, Antonio Márcio, Laurindo e Ivo.
Mas a festa continuou, com muito samba da banda Sambatuque, cerveja e entrega de medalhas e troféus realizada por Jonnes Pedroso, coordenador da CEL e Jabert.
A redação do blog, após o término dos VI Jogos dos servidores da Ufopa 2023, conversou com o Coordenador da CEL, Jonnes Pedroso, que fez um balanço dos Jogos deste ano e projeções para o futuro.
|
Entrevista com o Coordenador da CEL, Jonnes Pedroso.
|
JD. Jonnes, bom dia. Como você avalia o campeonato dos servidores deste ano?
JP. Considerando as circunstâncias em que foi realizado, acredito que foi bom, não foi o ideal, como desejamos, evidentemente, mas foi bom.
JD. Como assim, que circunstâncias foram essas?
JP. Primeiro, é preciso entender que a CEL teve dois eventos grandiosos com o nosso público alvo (somados envolvendo cerca de 1.300 discentes) em um prazo muito curto, sendo que o segundo e "principal" foi realizado em Oriximiná no período de doze a quinze de outubro de 2023 e retornamos para Santarém no dia dezesseis, restando muito pouco tempo para a realização do campeonato antes do final do ano. Por essa razão, não houve tempo para discutirmos mais a fundo pautas importantes, como: datas e horários dos jogos; um regulamento mais sólido; etc. Segundo, que com a inserção do público feminino já desde o ano passado e de várias outras modalidades, os jogos ganharam proporções muito maiores, exigindo mais tempo para planejamento.
JD. Considerando tudo isso, e algumas reclamações pontuais, qual ou quais as propostas para os próximos jogos dos servidores do ano que vem?
JP. Eu compreendo a crítica de quem está de fora da organização e desconhece o volume de trabalho que um evento como esse gera. Vejo as reclamações, como sendo sugestões para melhorarmos, mas elas não devem extrapolar a civilidade, afinal de contas, somos colegas de trabalho, e em algumas situações relações de amizade mesmo. Então, quando as críticas são construtivas, elas só têm a somar para que possamos ter mais qualidade a cada ano.
JD. E o que é possível fazer para que os jogos sejam melhor no próximo ano?
JP. Como já falei anteriormente, os jogos dos servidores tomaram dimensões muito maiores, o que na minha opinião só reflete o sucesso em que se transformou esse grande momento de congraçamento. Penso que com uma empresa licitada e agora com nossos próprios espaços esportivos, devamos dividir a responsabilidade da organização, montando-se uma grande comissão de servidores dos mais diversos setores e potencializar a parceria institucional da Coordenação de Esporte da Proges com a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Progep.
JD. O que houve de novidade este ano? Você acha que foram positivas?
JP. Além da inclusão de algumas modalidades, como o beach tennis e a Damas, houve algumas novidades de extrema importância, que são: A possibilidade de colegas dos Campi integrarem equipes e/ou participar de esportes individuais. Isso foi extremamente positivo no que diz respeito à integração. As definições das equipes, o nomes determinados para que sejam as equipes permanentes (ABARÉ, MADEIRÃO, NTB, BMT, LARANJÃO, FAZENDÃO e RONDON), penso que foi interessante, também. E, por fim, a forma de seleção das equipes, sendo, este ano, feita pelos goleiros no masculino e pelas respectivas representantes no feminino deve ser aprimorada para uma futura edição. Também acredito, que, dispondo de mais tempo, como acho que teremos no ano que vem, só tende a melhorar e deixar as equipes mais equilibradas.
JD. E quanto à participação atletas externos à Ufopa? Vimos que houve alguns questionamentos sobre a participação de servidores de outras instituições, como IFPA, UEPA e SEDUC e não participação de servidores da empresa terceirizada que prestam serviço pra Ufopa no futebol society masculino, o que você acha disso?
JP. Bem, vamos lá. Vamos fazer um resgate importante. Quando tivemos a iniciativa de promover o primeiro "Jogos de Integração dos Servidores da Ufopa", modalidade futsal, masculino, isso lá em 2015, não tínhamos espaço nem verba nenhuma destinada pra isso. Então, depois de consultarmos os colegas e termos tido algumas reuniões, fomos atrás do espaço, conseguindo a quadra do IFPA. Uma parceria muito interessante, por sinal, pois a quadra se encontrava com problemas de iluminação e com as traves quebrada. A Sinfra, através de seus servidores, se propuseram a arrumar os refletores e as traves, como contrapartida. Veja como isso foi legal. A Ufopa tem um ACT - Acordo de Cooperação Técnica com Uepa e Ifpa e isso é muito positivo. Da Seduc, temos o servidor Rywaldo Mendes que é um parceiraço da CEL e da Ufopa, sendo treinador voluntário há anos das nossas equipes de Handebol. Então, vejo a participação deles com muitos bons olhos. Quanto à participação dos terceirizados nas modalidades masculinas, penso que ainda não haja uma necessidade, uma vez que o universo de servidores é suficiente, ao contrário do que ocorre nas competições femininas em que a participação das funcionárias das empresas terceirizadas é fundamental para que ocorram.
JD. Jonnes, nós o parabenizamos pelo seu empenho, ressaltando-o como a maior referência do esporte universitário na Instituição Ufopa. Então pedimos que você faça suas considerações finais.
JP. Agradecendo a congratulação, ressalto que apenas estou à frente de uma equipe que não mede esforços em desempenhar da melhor forma o seu ofício, a quem faço questão de agradecer. Há sempre muitas coisas a dizer sobre esse evento, mas, na realidade, quero dar os parabéns para a equipe do BMT (masculino) e Abaré (feminino), grandes campeãs dos VI Jogos dos Servidores da Ufopa, realizado pela primeira vez no Complexo Esportivo Madeirão da Ufopa. Parabéns ao NTB, equipe que apresentou um futebol vistoso e à equipe do LARANJÃO, terceira colocada no campeonato de Fut6 e às demais equipes masculinas e femininas, servidores da Ufopa, funcionárias terceirizadas e aos servidores parceiros da Uepa, Ifpa e Seduc, que ajudaram a abrilhantar mais ainda o campeonato da ufopa. Gratidão ao servidor William Bismark, que tomou a frente na realização da modalidade Beach Tennis e à Gestão Superior da Ufopa, que prometeu que este ano realizaríamos o campeonato em um espaço próprio e cumpriu. E, finalmente, parabéns ao público que compareceu em cada rodada ao Complexo Esportivo Madeirão e torceu para sua equipe preferida e para seu colega de trabalho, namorado/namorada, marido/esposa.
P a t r o c i n a d o r e s oficiais do blog JD
Se você gostar das nossas crônicas e quiser contribuir financeiramente, com o blog, nosso pix é: 93991289247. Contribua o quanto puder. Seremos muito gratos.
F l a s h e s
|
Os campeões: Mister Zair, Paulo Cintura, Charles Jardim, Thiago Henrique Ganso e Ivo Pinta Cuia
|
|
Os dois melhores goleiros do Campeonato e da Ufopa: Charles "Jardim" e Jardel "Perri".
|
|
Muita confraternização entre os atletas das equipes participantes: Marcelo, Mister Zair, Jabert e Jonnes Pedroso.
|
|
Belos Troféus e Medalhas do Campeonato.
|
|
SAMBATUQUE: A melhor banda de Samba de Santarém deu um toque musical à final do campeonato.
|
|
Dois goleiraços se entendem muito bem.
|
|
LARANJÃO: Foram só o terceiro lugar, mas eram o time mais feliz da noite.
|
|
Enéias Paredão: "É, mano, não deu esse ano". Márcio Moda: "Não deu, de NOVO...."
|
|
Grandes jogadores Reynaldo Serrão e Glemison e a Diretora de Acompanhamento Estudantil, Izabela Mendonça.
|
|
Amanda Freitas, Diretora de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas e Jaime Mota: ornamentador oficial da Proges: curtindo a festa. |
|
Maike Kumaruara: Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Belém do Pará, juntamente com o Coordenador da CEL, Jonnes Pedroso.
|
|
Mister Zair em conversa particular com Maike Kumaruara, Secretário de Edmilson Rodrigues.
|
|
Cléia Henrique, a esposa do Mister e repórter fotográfica do Blog JD. Trabalhou muito nesta noite.
|
|
A Pró-Reitora da Progep, Fabriciana Vieira Guimarães, mais uma vez, prestigiou o evento dos Servidores.
|
|
Bruno "Ai Ai", Carlos Macarrão, Otto "Pinta Cuia", Bira "irmão da reitora e Paulinho Tuk. Felizes com a medalha de bronze.
|
|
Luciana, Amanda Larissa e Amanda Freitas: Campeãs do Vôlei de Areia.
|
|
Luciana, Amanda Larissa e Amanda Freitas: com as medalhas de terceiro lugar geral. |
|
Luciana, Amanda Larissa e Amanda Freitas: Recebendo suas medalhas das mãos de Jabert.
|
|
Colegas de trabalho, amigos e vascaínos, Jabert e Charles, adversários neste campeonato, mas já foram campeões juntos em 2019. |
|
|
|
Renato, Eduardo, Ivo e Otto: Campeões de vôlei de praia.
|
|
Mister e Paredão: professores doutores da Ufopa, amigos e bons de bola. E o cara do cãozinho observa tudo. | | | | | |
|
|
Alex Santos recebendo sua medalha de melhor jogador do campeonato da Alessandra Caripuna, do grupo SAMBATUQUE.
|
|
"Relaxael": depois de dormir bem antes e durante o jogo, Asael resolveu mandar um "Brasileirinho" com o artilheiro Gleidson. |
|
|
Glemison, se explicando sobre o "tereteê" como o Luamim: "Eu só disse que era melhor engenheiro que ele".
|
|
Jardel e sua esposa Adriana: "Agora é curtir".
|
Comentários
Postar um comentário