VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023


A VI edição Campeonato dos servidores e servidoras da Ufopa está em pleno andamento e veio com novidades. 

Por Jabert Diniz Júnior - Santarém, Pa

Buemba!, buemba!, como diria Zé Simão. Mais um campeonato dos servidores da ufopa. E já está em pleno vapor.

Os VI Jogos dos Servidores da Ufopa, neste ano de 2023, com várias novidades, já está no auge dos andamentos.

A primeira novidade este ano foi a inclusão do Beach Tennis, modalidade dupla mista, sob o comando do servidor e parceiro William Bismarck, foi realizada no dia 28 de outubro de 2023 na Arena 01. E foi um tremendo sucesso.

Galera do Beach tennis: 1º Lugar: Mário Tanaka e Renata Sena; 2º Lugar: William Bismark e Luciana; 3º Lugar: Otto Tavares e Lidiane Melo

Também teve as modalidades Tênis de mesa, Damas, futsal feminino, Vôlei de quadra feminino, Futsal feminino, Handebol feminino, Vôlei de praia 4 x 4 misto e a principal modalidade, o Futebol Society, o Fut6, este nas versões feminino e masculino.

Torneio de Damas. Numa disputa acirrada, o professor de matemática Antônio Márcio, do Campus de Juruti, sagrou-se campeão do torneio de Damas. 

E é importante ressaltar que essas duas últimas modalidades, o Futebol Society e o Vôlei de Praia, já foram realizadas, pela primeira vez, no Complexo Esportivo Madeirão, da Ufopa, conforme fora prometido pela gestão superior no ano passado, ao final do evento de 2022.

As modalidades femininas, como nos anos anteriores, teve a importante participação  das servidoras das empresas terceirizadas que atuam na ufopa, o que só abrilhantam ainda mais os jogos.

Considerada a atividade principal do campeonato, o Futebol Society Masculino também teve, este ano, importantes novidades. Dentre as quais, a criação das equipes com nomes dos espaços da instituição, que deverão ser permanentes, com o intuito criar uma identidade dos times.

Desta forma, foram definidas as equipes: BMT, NTB, LARANJÃO, MADEIRÃO, RONDON e FAZENDÃO. Seis times que, neste ano, estão disputando o sexto título do campeonato dos servidores da Ufopa. 

A outra importante novidade foi a formação das equipes. Em vez do sorteio dos atletas para as equipes, utilizado nos anos anteriores, considerando o nível futebolístico dos atletas, o que parecia ser muito subjetivo definir, a responsabilidade foi passada para os goleiros.

Nos moldes de como era realizada a escolha das equipes em uma antiga "pelada" (leia a crônica: "A melhor pelada do mundo"), primeiramente foram sorteados os goleiros de cada time. Em seguida, de posse da lista dos atletas que se inscreveram previamente no campeonato via googleform, em uma determinada sequência, os goleiros passaram a escolher os jogadores para a formação de suas equipes.

Dessa forma, Charles do NTB, Caio do FAZENDÃO, Jonnes do MADEIRÃO, Jardel do NTB, John do RONDON e Otto do LARANJÃO selecionaram suas equipes conforme suas convicções sobre quem melhor joga futebol na instituição.

E é bem interessante observar,  de acordo com a escolha dos jogadores, como cada goleiro (agora representante de equipe) selecionou seu time.

Charles, do BMT, o primeiro a escolher seu primeiro atleta, de acordo com o sorteio, não titubeou em escolher logo Thiago Moura, considerado o melhor servidor atleta de futebol da Ufopa. E, na sequência, competitivo como ele é, formou umas das melhores equipes, composta, praticamente, só de "paquitos". 

Desta forma, a equipe do MTB ficou composta dos seguintes atletas: Charles (goleiro e Cartola), Thiago Moura,  outrora chamado de Thiago Henrique Ganso, Alex Santos, o mais famoso meteorologista da Ufopa, Paulo Roberto (o "Paulo Cintura", do IFPA), Mário Tanaka, contratado a peso de ouro, Gledson (IFPA), Denisson, ex-campeão de ginástica olímpica, Luiz Laurindo, um petista de carteirinha, Antônio Márcio (campeão do torneio de Damas, do Campus de Juruti), Miércio (um dos três mosqueteiros), Mister Zair (esse sempre traz muita sorte) e Ivo (o servidor atleta mais querido do Campus de Monte Alegre).

 

BMT: Da esquerda pra direita, em pé: Charles "Jardim", Thiago "Henrique Ganso", Mário Tanaka (campeão de Beach Tennis) e Ivo (o mais querido de Monte Alegre). Agachados: Paulo "Cintura", Alex Santos (o meteorologista), Luiz Laurindo (o PeTista) e Denisson (o ginasta)

Já Caio Rego se mostrou bastante corporativista, uma vez que não exitou em escolher basicamente atletas lotados no CTIC, setor em que trabalha.

O FAZENDÃO ficou assim composto: Caio, Fabrício, William (aquele mesmo, o que treme em finais), o habilidoso Francisco Júnior da Proplan, o veterano e eficiente Reynaldo Serrão, Valkir, Cristovam (do Puff), Arysson, o poderoso Kadete, mais conhecido como Marco Vinício, Wesley, Kleyson (o único botafoguense de Santarém que tem menos de sessenta anos), Saulo (o William paraguaio) e o fantástico Paulo Neres.

Fazendão. Da esquerda pra direita, em pé: Felipe, Saulo (o William paraguaio), Júnior da Proplan, William (o original, o que pipoca), Reynaldo Serrão, Wesley e o goleiraço Fabrício (o irmão da Iara). Agachados: Caio, o performático Paulo Neres, Kleyson (o único botafoguense com menos de 60 anos), Valkir e Arysson. .

A equipe do LARANJÃO, selecionada pelo experiente goleiro Otto, é, concertezamente,  uma das equipes candidatas ao título, e assim foi constituída: Otto, Carlos Macarrão, o atual melhor jogador e campeão da última edição (ainda não estreou por estar atarefado com sua tese de doutorado), Bruno Meirelles (goleador e provável candidato a vereador em Santarém no próximo pleito), o excelente Francisco do transporte, Antônio Paulo do IFPA (o D'Artagnan), Tarelly, o mestre de cerimônias da Ufopa, Ubiraelson, o irmão da reitora, Antônio Riccelly, Jander, William Bismark, o cara do Beach Tennis, o polivalente Milton e o professor Lázaro.

O poderoso MADEIRÃO, selecionado pelo experiente goleiro Jonnes Pedroso, o coordenador da CEL, veio assim pro campeonato: Jonnes, Enio, Ryvaldo, o prestigiado atleta da SEDUC, Glemison, o dono do maior petardo da instituição, Danilo, o cara dos diplomas, Raphael Tapajós (o segundo mosqueteiro), André (atleta do Ctic rejeitado pelo Caio), Andresson da UEPA, Luamim, o Pró-Reitor da Proges, Edinaldo, do Campus de Juruti), Tonny, Wanderson, Felipe Tavares e José Leandro. 

Madeirão. Da esquerda pra direita, em pé: André (o rejeitado), Ryvaldo (da SEDUC), Andresson (da UEPA), Enio, José Leandro e Tonny. Agachados: Danilo, Luamim, Glemison, Jonnes e Felipe.

Jardel, o goleiro do NTB FOOTBALL CLUB, não exitou em, na sua primeira oportunidade, escolher Gleidson, artilheiro da temporada passada e, em seguida, Alex Cabral e o craque Márcio Moda, mas parece ter optado mais para a experiência. Daí convocou ninguém menos que Enéias Paredão, o sócio fundador e principal cartola do Remo Master de Santarém, Flávio Nicareta, o tri-campeão Jabert, Jackson, Robson Guimarães, o mais jovem cabeça branca do Campus de Alenquer, Marcelo Henrique, Asael, do IFPA (que para o bem da equipe, até a quarta rodada ainda não compareceu...rs..) e Edilson Pimentel, do Campus de Juruti. 

NTB (Equipe do primeiro jogo). da esquerda pra direita, em pé: Edilson, Alex Cabral, Jabert Diniz, Jackson e Enéias Paredão. Agachado: Jardel.

Finalmente, a poderosa equipe do RONDON, comandada por ninguém menos que o eclético John, o goleiro dos goleiros, foi selecionada da seguinte forma: John Lucas, Bruno Almeida, Alan Ribeiro, o Alan brigão, Ronny William, Anderson, do IFPA, Maestro Júlio Heleno, da UEPA, Arlen, Rosinelson, Everaldo, Roberval,  o garoto Membeca, Daniel, o Hulk...., digo, o nutricionista, Jonatan e Sílvio Almeida, o cara da antiga nota de cinquenta cruzeiros.

RONDON. da esquerda pra direita, em pé: Alan Ribeiro, Bruno Almeida, Ronny William, John Lucas, Roberval e Daniel. Agachado: Maestro Júlio Heleno, Anderson, Arlen e o treinador Adriano Tchutchuca.

O cara do dinheiro

Selecionadas as equipes dos VI Jogos dos servidores e definidas as cores predominantes dos uniformes, a batalha pelo título iniciou no dia 08 de novembro de 2023, uma quarta-feira, às 18h30, logo após a primeira partida das equipes femininas. 

E o primeiro jogo foi BMT X FAZENDÃO. Com os dois times praticamente completos, o poderoso BMT, do goleiraço Chales "Jardim" e Thiago Moura, foi surpreendido pelo Fazendão "CTIC", de Caio Rego, que, na realidade, tinha em seu arco o também goleiraço Fabrício. Resultado? BMT 4 X 5 FAZENDÃO. Um jogão de bola.

O segundo jogo da noite foi MADEIRÃO X NTB. O Madeirão, sem dúvida nenhuma, um dos pretensos candidatos ao título, comandado por Jonnes Pedroso, e com todos os seus atletas presentes, não tomou conhecimento do adversário, o NTB que, com apenas os seis atletas regulamentares, sem nehum reserva, não suportou a pressão. Final, MADEIRÃO 6 X 3 NTB.

A segunda noite de jogos ocorreu no dia 10 de novembro, sexta-feira. Sempre iniciando após um jogo feminino, os jogos principais foram logo na sequência. 

O primeiro jogo foi MADEIRÃO X RONDON.

E o MADEIRÃO, meus amigos, não quis nem saber e, mesmo o adversário da noite contando com John Lucas e Daniel juntos, mais uma vez, o MADEIRÃO foi novamente o vencedor. Com o placar final MADEIRÃO 6 X 4 RONDON, o time do pró-reitor Luamim Tapajós assumiu a liderança da chave B com seis pontos e doze gols marcados. 

O segundo jogo da noite foi FAZENDÃO X LARANJÃO. E o Laranjão, do excelente goleiro Otto Tavares, futuro vereador de Monte Alegre, em sua estreia, mandou um sapeca iá iá no Fazendão. Placar final FAZENDÃO 3 X 7 LARANJÃO.

Dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República, feriado nacional, ocorreu a rodada que concluiu a fase de jogos entre  times da mesma chave.

Antes de ter início, porém, todos ficamos sabendo de uma triste notícia, fazendo com que Jonnes Pedroso, o coordenador da CEL, conclamasse, com belas palavras, todos nós a fazermos um minuto de silêncio em solidariedade aos colegas de trabalho e amigos Renata Cabral e Rainério Lima pela brusca perda de seu pequeno Heitor. Foi um pequeno,  mas um importante momento de preces silenciosas e muita reflexão. Não há palavras que consolem num momento tão delicado como esse, mas todos desejamos que os colegas recebam o consolo da espiritualidade amiga e de nosso Senhor Jesus Cristo. E que o pequeno Heitor siga em sua jornada noutro plano.

Um minuto para preces e reflexõs em solidariedade aos colegas de trabalho Rainério e Renata.

Depois de prestadas estas singelas homenagens aos nossos colegas, os jogos tiveram início. 

O primeiro jogo foi BMT X LARANJÃO. E, candidatíssimo ao título, o BMT, agora, parece ter dado liga, porque não teve nenhuma piedade do Laranjão, aplicando uma senhora goleada, final BMT 7 X 2 LARANJÃO

O segundo jogo foi NTB X RONDON. Com um jogo relativamente equilibrado, o NTB, agora com uma equipe que contou com alguns reservas, mas sem o comando de Enéias Paredão, conseguiu seus primeiros três pontos no campeonato. Final, NTB 4 X 3 RONDON

Dia 17 de novembro, sexta-feira, teve início a fase em que as equipes da Chave A enfrentam as equipes da Chave B. Por conta disso, todas as equipes jogaram nesta noite, havendo três jogos.

O primeiro jogo da noite foi entre BMT e MADEIRÃO. O BMT com o time praticamente completo, pegou um Madeirão bem desfalcado, iniciando, inclusive com um jogador a menos e com o atleta Tonny improvisado no gol.

Especialmente por esta razão, o Madeirão, após ter vencido suas primeiras partidas, não conseguiu desempenhar o mesmo futebol e perdeu seu primeiro jogo. Final, BMT 4 X 2 MADEIRÃO.

O segundo jogo, FAZENDÃO e NTB, foi um espetáculo à parte. Não apenas para o NTB, que aplicou a maior goleada do campeonato até agora, mas também para o público que compareceu ao Complexo esportivo Madeirão e assistiu à mais espetacular partida do campeonato. O Fazendão, com seu time quase completo parece ter sentido a ausência do excelente jogador Valkir, que estava suspenso por conta de ter sido expulso no jogo passado. O NTB, com o time regulamentar completo, com seis atletas, porém sem nenhum reserva veio determinado a vencer esse duelo para poder entrar na briga por uma vaga nas semifinais.

 

NTB (17.11.2023). Da esquerda pra direita, em pé: Flávio Nicareta, Jabert, Márcio Moda, Gleidson e Enéias Paredão. Agachado, o excelente goleiro Jardel.

E o jogo foi muito pegado no primeiro tempo, quando os gols só saíram no finalzinho. Aos treze minutos, Gleidson, sempre ele, abriu o placar para o NTB. E, aos dezoito minutos, Márcio Moda, que nessa noite jogou o fino na bola, marca o segundo do NTB. Mas antes de acabar a primeira etapa, aos dezenove minutos e onze segundos, o Fazendão marca o gol que seria o gol de honra. E adivinhe quem fez!!!! Ele, Pipoqui...., digo William, o original. E o primeiro tempo terminou 2 x 1 para o NTB.

Mas aí veio a segunda etapa e o NTB, simplesmente com um futebol de primeira grandeza, dominou. Sob o comando de "Paredão", o time estava perfeito, apesar de não ter reservas para fazer um revezamento. A começar do excelente goleiro "Jardim"..., digo, Jardel, o time foi perfeito nesta etapa do jogo. E logo aos quatro minutos e quarenta e quatro segundos, Gleidson, depois de receber uma bola perfeita lançada pelo tricampeão Jabert, marca o seu segundo na partida e o terceiro do NTB. Aos seis minutos e onze segundos foi a vez de "Cheira", digo, Flávio Nicareta marcar o seu, o quarto do NTB. Aos oito minutos e trinta segundos, Gleidson marca o quinto do NTB. Aos dez minutos, Márcio Moda marca o sexto. Não perca a conta que ainda tem mais. Com o Fazendão completamente anulado pelo belo futebol apresentado pelo NTB, "Paredão" foi ao ataque e também marcou o dele, sétimo do NTB. Jabert, o mais veterano da equipe, mas que corria que nem um garoto de vinte e cinco anos, também foi ao ataque e soltou um petardo que Fabrício não viu nem o azul da bola. E, finalmente, numa bela troca entre Flávio, Márcio e Jabert, Jabert, mais uma vez serviu Márcio Moda, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol. Final de jogo: FAZENDÃO 1 X 9 NTB.

O último jogo da noite foi um jogo também de dez gols, mas foi um empate de: LARANJÃO 5 X  5 RONDON. Resultado péssimo para as duas equipes, mas, com certeza, pior para o RONDON, única equipe a não vencer no campeonato, somando apenas um ponto e é a última colocada na CHAVE B.

Sem a presença de Daniel, o nutricionista, e com o excelente goleiro John Lucas a equipe do RONDON não foi capaz de manter o placar favorável, que em até determinado momento ficou em vantagem de dois gols. Com dois gols do surpreendente Sílvio Almeida (o cara da nota de 50 cruzeiros), um de Arlen, um de Anderson e um de Alan, o encrenqueiro, o RONDON ficou no empate com o LARANJÃO do futuro vereador de Monte Alegre, Otto Tavaves, com gols marcados pelo craque de bola Francisco, que nessa noite, inspirado, marcou quatro e, pra variar, Bruno Meireles, outro futuro vereador, este por Santarém, deixou o seu, só pra variar, gol que o manteve na artilharia isolada do campeonato.

A classficação do Campeonato, após a terceira rodada,  está assim: na CHAVE A, com seis pontos, o BMT está na liderança, seguido do LARANJÃO, com quatro e o FAZENDÃO, com três. 

Na CHAVE B, agora quem lidera é o NTB, que, com a goleada aplicada no Fazendão, na última rodada, se encontra com seis pontos e um saldo de seis gols. Em segundo está o MADEIRÃO, também com seis pontos e um saldo de três gols. Em último vem o Rondon que, até o momento, não ganhou nenhuma partida, mas obteve um empate na última rodada com o Laranjão. 

A artilharia do campeonato está muito acirrada este ano. No novo campo do complexo esportivo da Ufopa as traves são bem generosas com os atacantes e um tanto cruéis com os goleiros. Por isso, o número de gols este ano está bastante elevado, como deve ser, já que o gol é o momento mais emocionante de um jogo de futebol. E Bruno "Ai Ai" já está na liderança da artilharia, com seis gosl, seguido de perto por Paulo "Cintura" e Márcio Moda, com cinco, cada e Francisco, Alex Santos e Gleidson, com quatro. 

A próxima rodada promete ser muito disputada, onde, provavelmente o chamado clássico das letrinhas será a maior atração, já que vai ser um duelo de líderes: BMT X NTB.
 
Além desse clássico, ainda terá: LARANJÃO X MADEIRÃO e FAZENDÃO X RONDON.
 
Está rolando uma conversa nos bastidores para que se lance uma campanha "Faz um gol, Daniel". Ao que parece, depois de feito um levantamento dos goleadores de todas as edições dos Jogos dos Servidores, desde 2015, portanto, constatou-se que Daniel, o nutricionista, nunca fez um gol sequer. E, considerando que neste ano o estreante José Leandro já marcou dois... três, na realidade, um foi contra, é verdade, e Sílvio Almeida, o cara da nota de cinquenta cruzeiros, também já marcou dois nesta edição, fica aí lançada a campanha "FAZ UM GOL, DANIEL".
 
Então, colegas ufopianos, já sabem, quarta-feira, dia 22 de novembro, no Complexo Esportivo Madeirão da Ufopa, a partir das 18h, o seu programa já está garantido. Leve sua família, cachorro, gato, papagaio e vá torcer para a sua equipe preferida.


Patrocinadora oficial


Se você gostar das nossas crônicas e quiser contribuir financeiramente, com o blog, nosso pix é: 93991289247. Contribua o quanto puder. Seremos muito gratos. 

Flashes 





No IFPA, campus Santarém, as meninas da Ufopa também deram espetáculo, disputando as finais de Futsal, Handebol e Voleibol.


Algumas autoridades prestigiando o evento: Túlio, diretor de compras, professora Fabriciana, Pró-Reitora da Progep e Alan Chaves, diretor de Gestão de Pessoas, com os atletas Gleidson, Mister Zair e  John Lucas.

Essas meninas deram o sangue: disputaram o futebol society, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, rugby, futebol americano, beisebol, canoagem, corrida, atletismo, maratona.... ufa... elas não cansam..rs

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cagão

Final dos Jogos dos Servidores da Ufopa 2024

Jogos dos Servidores da UFOPA 2024