VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023


 
Por Jabert Diniz Júnior - Santarém, Pa 

Desencantou, desencantou, ele desencantou, minha gente. Foi muita comemoração.... John Lucas, o goleiro dos goleiros vibrou muito, Gleidson, do lado de fora, na torcida, discretamente, também comemorou, de modo geral, todos que aderiram à campanha "Faz um gol, Daniel", vibraram demais com o primeiro gol de Daniel, o nutricionista...
Muito bem, mas essa é uma história que vamos contar depois, porque ainda tiveram dois jogos antes desse emocionante episódio.

A ultima rodada da fase de grupos foi muito prestigiada por grande público composto de vários colegas da Ufopa e seus familiares. Tinha esposas namoradas, filhos e filhas, netos e netas, cachorro, papagaios, etc.
O primeiro jogo foi entre MADEIRÃO e FAZENDÃO "quase ctic". A situação dessas equipes era distinta. Ao MADEIRÃO, da chave B, bastava uma vitória simples, vitória simples, pessoal, não precisava isso ... para se classificar para as semifinais. Ao Fazendão, entretanto, só restava cumprir tabela, e cumprir com muita honradez a sua última apresentação na edição 2023 dos jogos dos servidores da ufopa. Nesta noite, no entanto, o MADEIRÃO,  com seu principal atleta em campo, Ryvaldo, provavelmente o melhor atleta "estrangeiro", e o goleiraço Jonnes Pedroso pela primeira vez como titular,  não tomou conhecimento do adversário.... foi um verdadeiro massacre. Final de jogo, FAZENDÃO 1 X 10 MADEIRÃO. É, minha gente, foi isso mesmo. Parece que o FAZENDÃO "quase ctic" teve duas funções bem específicas nesse campeonato: a primeira foi dar um susto na equipe dos Paquitos, quando, na primeira rodada, venceu a poderosa equipe do BMT, de Charles "Jardim". A segunda foi fazer artilheiros... dos times adversários. Dessa vez, conseguiu fazer Glemison ultrapassar Bruno "Ai Ai", o futuro presidente da Câmara Municipal de Santarém. 


Segundo fontes do blog, coisas muito estranhas vinham acontecendo na equipe do FAZENDÃO, uma equipe  que diga-se de passagem, contou com excelentes atletas, como o habilidoso Júnior da Proplan, o experiente bicolor Reynaldo Serrão, um "duplo" William, o craque Valkir, sem contar com o goleiraço Fabrício, o irmão da Iara, Kadete e Kleison, o único botafoguense do planeta a acreditar no título do brasileirão 2023 para o seu time do coração.
Conta-se, a boca pequena, que mais de um dos presentes que, dizem, ter uma espécie de vidência ou mediunidade, não sei bem como é isso, conseguiu perceber a presença de uma figura estranha por trás dos ombros de alguns atletas do FAZENDÃO. Eles juraram de pés juntos que a figura ficava insuflando os atletas a xingarem os árbitros. Disseram eles, inclusive, que na rodada passada, o tal "espírito zombeteiro", como eles o denominaram, induziu um dos atletas a pegar sua bola e levá-la embora (voltando em seguida) e depois a tentar agredir o árbitro. Isso, segundo um deles, lembrou o seu tempo de criança, quando tinha aquele "moleque do buchão", o dono da bola, que quando ficava bravo, pegava sua bola, ia embora e a brincadeira acabava. Lembrando o Quico, do seriado Chaves.
 
Quico acabando com a brincadeira

Verdade ou não, alguns servidores atletas relataram ter notado um comportamento muito estranho de alguns colegas do Fazendão, nunca antes visto durante todos  esses anos de Jogos de Integração dos servidores da Ufopa, que iniciaram em 2015.
 
Figura semelhante à que os supostos "videntes" relataram terem visto azucrinando alguns atletas do FAZENDÃO. 

O segundo jogo, só pra variar, foi outro show de bola da equipe do NTB, que desta vez encarou a poderosa equipe do LARANJÃO do futuro vereador de Monte Alegre, Otto, Carlos Macarrão, Bruno Meireles, Ubiraelson, professor Lázaro, o cara das placas solares, Francisco, o jogador mais clássico da Ufopa, Antonio Paulo (o estrangeiro do IFPA), Jander e Ricelly,  uma das semifinalistas e candidatas ao título.
O jogo foi pegado e o NTB iniciou o jogo sem seus principais astros Paredão e Moda, que chegaram um tantinho atrasados. Porém, contou, pela primeira vez, com a presença de Asael, o servidor mais badalado do IFPA.
E jogo do NTB nunca é fácil. Meio sem entrosamento no início, o NTB, com a estreia de Asael, levou bastante sufoco nos primeiro cinco minutos. Porém, aos sete minutos e já com Márcio Moda em campo, o NTB marca o primeiro com o agora artilheiro do campeonato, Gleidson. Mas, um minuto depois, tomou o empate, com gol de Paulinho pelo LARANJÃO. Mas Gleidson marcou mais um antes de terminar o primeiro tempo.
No segundo tempo, Moda, jogando o fino da bola mais uma vez, deixa o seu e Gleidson marca mais um. O LARANJÃO diminui com Tarelly (o cara que deu uma bolada na cara do sujeito que comandava o som e nunca mais voltou). Edilson, nosso atleta do Campus de Juruti, depois de levar alguns ralhos de Paredão, e ameaçado de voltar a nado para a sua cidade por ter errado algumas finalizações, finalmente fez um gol depois de receber uma bola açucarada do tricampeão Jabert que, carregando a bola pela direita, serviu magistralmente Edilson, que dessa vez acertou de esquerda um balaço sem chances para o excelente e versátil goleiro Milton. Gleidson, artilheiro isolado, ainda marcou mais dois, fechando mais uma goleada do NTB. Eita que é muito bom ver esse NTB jogar, ave Maria. Final de jogo, LARANJÃO 2 X 7 NTB.

Ao final do jogo, Asael, que também levou um ralho de Paredão somente comparado ao ralho que ele levou do professor Damião, quando ele se recusou a marchar pelo IFPA em 2018, foi questionado sobre o motivo de não ter comparecido às rodadas anteriores. Asael disse que toda vez que chegava ao Complexo Esportivo Madeirão, os jogos já tinham terminado, segundo informações que recebia. "E eu chegava sempre às dezoito horas", ele disse. Como as rodadas sempre se estendiam até às oito ou nove horas da noite, ninguém entendeu. Soube-se mais tarde que alguém da equipe dizia para ele que as rodadas ocorriam às terças e quintas-feiras. Hummm, será que o espírito zombeteiro atuou junto a atletas do NTB, também? Como diria Januário de Oliveira: "Sinistro, muito sinistro...".
 
Olha aí o tal "espírito galhofeiro".

O terceiro jogo, aí sim, foi "o jogo". Sem chances de seguir na sequência do campeonato, o RONDON, do goleiraço John Lucas, Alan Brigão, do craque Ronny William, Anderson, o cunhado do Charles e Sílvio, o cara da nota de cinquenta cruzeiros (que na manhã seguinte a este jogo já estava na oficina de canoagem promovido pela Associação Náutica Navegar, comandada pelo multicampeão de canoagem oceânica Hiel Gesã), veio tão ou mais motivado a ganhar como nos jogos anteriores, ainda que sem os craques maestro Júlio Heleno (da UEPA) e o engenheiro Arlen.
 
Oficina de Canoagem da Associação Náutica Navegar, dia 25 de novembro de 2023, sábado, com a presença de Sílvio Almeida.
 
O BMT de Charles e seus paquitos, já classificado, tinha a possibilidade de escolher o adversário das semifinais, conforme o resultado desse jogo. Não deu outra, mais um jogaço de muitos gols. E quem saiu na frente foi o RONDON, já com um minuto de jogo, com um gol de Everaldo, outrora conhecido pela alcunha de "El Despiadado". Mas o BMT, mostrando porque é considerado o favorito ao título, empatou logo aos dois minutos de jogo, com Paulo Cintura, que, logo em seguida marcou outro e virou logo o placar do jogo.
Motivado pela campanha "FAZ UM GOL, DANIEL", o Nutricionista mais famoso da Ufopa, Daniel Santos de Castro, o nosso velho e conhecido Hulkinho, ao oito minutos e trinta e sete segundos, marca o seu primeiro gol em campeonatos da Ufopa, dos quais participa desde 2015. E foi uma festa, a galera do lado de fora vibrou muito, John Lucas, o goleiro, pulava de tanta euforia, Gleidson até quis correr e abraçar seu "grande amigo", mas, olhou pro lado e, discretamente, também comemorou. Enfim, foi o melhor momento da rodada, foi contagiante.
É, mas o que parecia ser um prenúncio de uma possível vitória da equipe do RONDON, não se traduziu. Com "Cintura" impossível nessa noite, marcando cinco gols, o BMT emplacou uma acachapante vitória sobre a guerreira equipe do RONDON. Final de jogo, BMT 9 X 4 RONDON.
Mas o que importa é que Daniel marcou um gol, um gol que já estão chamando de o "gol da chuva", porque, coincidência ou não, depois de seis meses, seis dias e dezessete horas, voltou a chover em Santarém.
Dizem alguns incautos que o Goleiro Charles, do BMT recebeu um PIX misterioso.... Fofoca dos invejosos.
Pela Rádio Cipó, houve quem dissesse que a equipe do RONDON iria entrar com um protesto contra um jogador do BMT que joga com uma camisa com excesso de números (666) e usa uma espécie de "camisinha" rosa na cabeça. Porém, como tinha um jogador do RONDON que joga sem panturrilha (o famoso panturrilha de cachorro), então ficou tudo como está.

Definidos os semifinalistas, NTB X LARANJÃO, um repeteco do último jogo entre as duas equipes, e BMT X MADEIRÃO, ventilou-se a possibilidade de as semifinais serem na próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, como consta originalmente na tabela, porém, a final podendo ser somente na próxima quarta-feira, dia 06 de dezembro de 2023. Isso vai depender dos representantes das equipes, em acordo com a organização dos jogos.



A artilharia é outro show neste campeonato. Com uma média de gols nunca antes visto nos Jogos dos Servidores, após a última rodada da fase de classificação, agora quem está na liderança é Gleidson, do NTB, com 11 gols, seguido de perto por Paulo Cintura, do BMT, com 10 e Glemison, do MADEIRÃO, com 9. "Ai Ai", que até então estava na liderança nessa alucinada corrida, sem marcar na última rodada, caiu para a quarta colocação, com 8 gols marcados.



Depois de reunião como as lideranças das equipes classificadas para as semifinais do campeonato, ficou acordado que a data das semifinais fica estabelecida para o dia 29/11/2013, próxima quarta-feira. Porém, a final e disputa do terceiro lugar foi remarcada para a outra quarta-feira, dia 06/12/2023, dando um tempo maior de recuperação aos atletas.
Assim, já sabem, é só comparecer ao Complexo Esportivo Madeirão, no dia 29, às 18 horas para prestigiar esse evento que tem como principal objetivo, integrar os servidores da Ufopa numa grande festa, que conta, também com a participação muito especial de servidores da UEPA, IFPA e Seduc.
 
 Patrocinadora oficial do Blog
 


Se você gostar das nossas crônicas e quiser contribuir financeiramente, com o blog, nosso pix é: 93991289247. Contribua o quanto puder. Seremos muito gratos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cagão

Final dos Jogos dos Servidores da Ufopa 2024

Jogos dos Servidores da UFOPA 2024