VIII Jogos da Ufopa - 5ª Rodada: noite de Gigantes
![]() |
| Bruno Meireles: o craque da rodada, um Gigante. |
Jabert Diniz Júnior
A penúltima rodada da fase de classificação foi, de novo, surpreendente. De novo? Então já não tem mais surpresa. Ou melhor, sempre tem surpresa e por isso você não deve perder os últimos momentos deste emocionante Campeonato dos Servidores da Ufopa que completa 10 anos.
A cada rodada, as equipes, de uma certa forma, acabam surpreendendo, uma vez que, pela rodada anterior, o público espera uma coisa e acaba acontecendo completamente diferente.
Por exemplo: as duas equipes que venceram seus jogos na rodada anterior, diga-se de passagem, as ditas favoritas ao título (PROAD e ISCO/ICED/SINFRA), vieram confiantes que venceriam e, portanto, seriam, antecipadamente, as finalistas da competição. Só que não.
O primeiro jogo, CTIC AMIGOS X ISCO/ICED/SINFRA foi a primeira "surpresa" da noite.
A equipe CTIC AMIGOS, o time mais recheado de bombadinhos do campeonato (acredito que as academias da cidade estão com promoções, só pode ser isso - ou reativaram a academia do professor Djalma Lima), que parecia já estar entregue, com apenas três pontos e na lanterena do campeonato, atuou, diante do seu adversário com maestria. Opa, maestria, será que tem maestro na equipe?
A FAMÍLIA CTIC, é verdade, é muito unida e muito feliz. Porém, os novos amigos (daí o nome do time ser CTIC AMIGOS), especialmente os "estrangeiros", quer dizer, os atletas das outras instituições que são parceiras da Ufopa, fizeram a diferença.
Para começar, Anderson, professor do IFPA, retornando de contusão, marcou o gol que deu a vitória e colocou o CTIC na briga pela classificação. Paulo Ricarte, o "Paulo Cintura", professor de Educação Física, também do IFPA - a maior referência e influência para os novos bombadinhos da equipe - foi mais um destaque na partida. O maestro Júlio Heleno, da UEPA e Roberto Sá, que é do IBEF/Ufopa, grandes reforços da equipe de Valkir e William pipoqueiro, e jogam o fino da bola, foram outros gigantes na partida que colocou o CTIC AMIGOS definitivamente na briga pela classificação.
Mais uma vez é importante destacar o desempenho do goleiro Robson Guimarães, que fechou a meta do CTIC e, também, é um dos principais personagens deste jogo.
Kadete, embora estivesse apto a jogar (cumpriu efeito suspensivo por expulsão), não apareceu. O Garoto Membeca foi discreto neste jogo, seu ferrão de arraia estava desamolado.
Do outro lado, os atletas da equipe do professor Zair Henrique pareciam estar bem nervosos. Mário Tanaka, multiatleta, campeão de Beach Tennis, e que joga cerca de dez campeonatos na cidade estava pilhado nesta noite. Alan Baiano, digo, Alan Ribeiro estava com os "baralhos". Paulo Cintura já estava evitando disputar bola com ele. Numa jogada brutal ("normal" pra ele), Baiano quase desmonta todinho o maestro Júlio Heleno.
O que será que essa galera anda usando nessas academias....??? Ou seria a influência daquele espírito que já atormentou atletas de outra equipe em anos anteriores? "Humm, sinistro, muito sinistro...", diria Januário de Oliveira.
O segundo jogo da noite prometia ser um jogaço de bola. E foi. A PROAD, um timaço, é importante frisar, chegou com pinta de campeã. De fato, os "docinhos" do Nelson estavam bastante confiantes, afinal de contas, é a equipe líder do campeonato. "Segue o líder...", gritavam alguns. E veio completinha, inclusive com PareJohn, que disse que estava nas dependências da AABB desde às sete horas da manhã.
O PRO'S REUMATIC (a equipe mais veterana deste campeonato, campeã da primeira edição deste campeonato - 2015), também tem seus craques. E veio completa também.
O jogo começou como todos esperavam, muito pegado. Charles "Jardim", o goleiro da PRO'S, teve que mostrar porque é o melhor goleiro da Ufopa. Foi gigante entre suas balizas. Fez defesas que só ele é capaz de fazer.
Com a brilhante atuação do goleiro, só restava os atacantes fazerem sua parte. E fizeram. Bruno, ex-"Ai Ai", também veio para brilhar nesta noite. E, com maestria, o locutor das multidões, fez um golaço, abrindo o placar do jogo e correndo para comemorar com a galera. O coraçãozinho foi para sua esposa, que estava na torcida.
![]() |
| Bruno Meireles, comemorando seu primeiro gol da noite. Créditos dos flashes para Amanda Ferreira. |
Mas Bruno estava impossível nesta noite, e não demorou para ele, que é pai do Cauã, um futuro craque do futebol, fazer outro gol. E que golaço. Que golaço. E na hora certa.
E quem ficou vendido nesse lance foi o pobre do goleiro Jardel. Bruno recebeu um belo passe de Ryvaldo dentro da área do adversário e, quando todos esperavam que ele fosse dominar a bola, deu um toque magistral de primeira, encobrindo Jardel, que já estava saindo para tentar abafar a jogada. Sem poder fazer nada mais, Jardel só ficou parado, vendo a bola passar por cima dele e entrando no seu gol. Gooooollllaço de Bruno Meireles. Bruno foi gigante, um gigante da colina.
Thiago Moura, Carlos Macarrão, Rywaldo, Danilo, Wagner, Luamim, Gleidson. O time estava perfeito. Foram imprescindíveis na partida.
Na segunda etapa, o jogo continuou muito disputado. Charles Jardim ainda teve que fazer várias belas defesas. Do outro lado, "el PareJohn" substituiu Jardel. Thiago Moura estava gastando seu melhor futebol, voltou das suas merecidas férias jogando o filé da bola. Macarrão estava implacável na defesa e nos lançamentos e Rywaldo que só deixava a bola redondinha pros companheiros.
Daniel Hulkinho, o bombadinho da Pró's, entrou e colou em John Soteudo, o habilidoso atacante da PROAD. Mesmo "top" os dois, era só não deixar o pequeno grande homem da PROAD gostar do jogo. E Hulkinho também foi implacável.
Enquanto isso, num drible fantástico, Bruno sofreu falta para a PRO'S. Rywaldo foi para a cobrança. Não deu outra, com perfeição, Rywaldo botou a bola no cantinho, sem chances para o excelente goleiro John. Eh, John, essa nem Charles Jardim pegava, meu garoto!
Três a um para a PRO'S, era só administrar o resultado. É, mas uma equipe com a qualidade da PROAD, repleto de jogadores habilidosos, como Wenderson, Francisco Júnior, Marcos Neres, John Soteudo, Josecley, entre outros, é impossível controlar o jogo com perfeição. Então, numa bola bem trabalhada, Marcos Neres marca seu segundo gol para a PROAD. Não deu nem para Charles.
Mas, não dando tempo para mais nada, a PRO'S sela sua segunda vitória no campeonato, sua segunda vitória sobre a equipe de "docinhos" do cartola Nelson.
No final da rodada, muitas confraternizações entre os servidores. As brabezas do jogo acabaram por ali, mesmo. E tudo foi registrado por Amanda Ferreira a repórter fotográfica do Ximorongo. Seus registros estão no final da matéria.
Assim ficaram os resultados da quinta rodada do campeonato dos servidores da Ufopa.
A última rodada da fase de classificação do Campeonato será na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, no mesmo local, Campo Society da sede campestre da AABB, a partir das 19 horas. Não perca, leve sua família, convide seus amigos, venha prestigiar e curtir os dois jogos que definirão os finalistas da competição
A P O I O
![]() |
| Goleiro Charles Jardim dando seus primeiros ralhos no time: Olha, seus baralhos, eu não quero perder, hoje." |
![]() Goleiro Charles Jardim dando seus primeiros ralhos no time: Olha, "borra", eu não quero saber de falhas." No intervado do jogo, avaliação da equipe de Zair Henrique e nova tática para tentar vencer a FAMÍLIA FELIZ. "Onde Andrei estiver, minha câmera estará voltada para ele." Amanda Ferreira. "Onde Andrei estiver, minha câmera estará voltada para lá." Amanda Ferreira. Equipe da PRO'S REUMATIC, antes da partida. "Onde Andrei estiver, minha câmera estará voltada para lá." Amanda Ferreira. PareJohn e Andrei: "Onde Andrei estiver, minha câmera estará voltada para lá." Amanda Ferreira. "Onde Andrei estiver, minha câmera estará voltada para lá." Amanda Ferreira. Sem acreditar no resultado, Alan "Baiano", nitidamente abalado. Será que Márcio Moda vai passar em branco neste campeonato, de novo? Wenderson: Sorriso fácil, futebol refinado. Mas hoje não deu. "Mas a Arena do Benteco, lá em Alenquer, eu ainda vou comandar." Lance em que Mário Tanaka perdeu a compostura. Família CTIC: confiante na vitória. Os árbitros das partidas. Daniel Hulkinho: Preciso nas orientações, implacável na marcação de John Soteudo. El PareJohn se preparando para o jogo. "Estou aqui desde às 7 horas da manhã." Mário Tanaka: nervoso em campo. Mas após o jogo, com a cabeça fria, pediu descupas e ligou para o jovem árbitro para também se desculpar pelas atitudes em campo. "Não é do meu perfil". |







































Muito importante esses registros, meu amigo!
ResponderExcluirObrigado, meu amigo e conterrâneo Silvan.
ResponderExcluir