Jogos dos Servidores da UFOPA 2024
Campeonato de Futebol Society masculino da UFOPA 2024
Por Jabert Diniz Júnior, Santarém-Pa
18 de outubro de 2024
Finalizado o primeiro turno do Campeonato de Futebol Society da Ufopa, temporada 2024, será que já podemos predizer quem será o grande campeão? A última rodada do primeiro turno foi um tanto, como podemos dizer, tensa. Mas, por quê? Falaremos disso mais adiante, numa análise mais aprofundada e buscando a opinião de alguns personagens que protagonizaram os jogos de terça-feira, dia 15 de outubro de 2024, dia do professor.
O Campeonato de Futebol Society da Ufopa 2024, mais uma vez, trouxe novidades. Desta vez, os servidores terceirizados que prestam serviço para a Universidade Federal do Oeste do Pará tiveram o direito de compor as equipes.
Com a participação desses colaboradores, além da já consolidada parceria com servidores da Uepa, Ifpa e Seduc, os Jogos dos Servidores da Ufopa, que tem como principal objetivo (E é de boa política que nunca se esqueça disso) a Integração dos seus servidores, agora, conta com esses parceiros que prestam relevantes serviços para a Universidade, promovendo sua integração, o que melhora, certamente, a relação nas atividades laborais.
Segundo as palavras de Jonnes Pedroso, coordenador da Coordenação de Esporte e Lazer da UFOPA: " É necessário uma boa relação entre todos os servidores, todas as categorias (técnicos e docentes), como também com esses colaboradores de empresas terceirizadas, até para que eles se sintam abraçados pela Instituição. Afinal de contas, eles prestam serviços que no passado recente eram realizados por servidores concursados, e eles estão sempre numa relação muito próxima com professores e técnicos da Universidade."
Pedroso concluiu: "Nesse campeonato, contamos com a participação dos colaboradores terceirizados: Marcos Neres Nascimento de Oliveira, Stenio Janderson Pereira Marques, David Cavalcante da Silva, Rogério Oliveira dos Santos, João Batista Pedroso Toscano, Marcos Vinícius Martins de Oliveira, Charlesson Alexandre Sousa dos Santos, Ronei Silva, Romérico Oliveira dos Santos, Theylo Campos de Sousa, Raphael Rocha dos Santos, Josildo Augusto Costa. Só ressaltando que nas equipes femininas, já participam há edições dos Jogos."
Com essa participação, o campeonato deste ano está composto de cinco equipes: BMT, NTB, MADEIRÃO, FAZENDÃO e RONDON.
Equipe do BMT, da esquerda para a direita, em pé: Danilo, Theylo, Kadete, Gleidson e John. Aghachados: Arlen, Marcelo, Andresson e Ubiraelson. |
Equipe do NTB, da esquerda para a direita, em pé: Carlos Macarrão, Rodrigo Magalhães, Charles, Stenio, Roni, e Roberto. Agachados: Enéias, Denisson, Joseclei, Zair Henrique, Everton e Charlesson. |
Equipe do Madeirão, da esquerda para a direita, em pé: Alan Ribeiro, Milton, Romério, e Marcos Vinícius. Agachados: Tony, Laurindo e Wesley. |
Equipe do Fazendão, da esquerda pra direita, em pé: Bruno Almeida, Neto, William, João Carlos, Martinho e Ronei Agachado: Anderson, Erly, Walkir, Márcio e Abimael. |
Equipe do Rondon, da esquerda para a direita, em pé: Nelson, Márcio, Thiago Moura, Daniel, Alex e Davi. Agachados: Jardel, Renato, Jander e Tarelly. |
"E após as quatro primeiras rodadas realizadas, referentes ao primeiro turno, já pudemos comprovar que essa turma, esses novos amigos, só vieram somar na nossa "brincadeira", ainda acrescentou o coordenador.
O coordenador da CEL, Jonnes Pedroso e Jabert Diniz. |
De fato, pudemos notar que, além de estarem bem motivados durante os jogos, muitos são bastante habilidosos, arrematando, inclusive, alguns fãs, que já fazem até ardorosa tietagem.
Das inovações do ano passado, que parecem ter dado certo, ou, pelo menos, foram novamente utilizadas, foi o método de seleção dos times e os nomes das equipes. Pedroso falou sobre isso, também: "Entendo que as duas inovações do ano passado são importantes. Sobretudo a seleção das equipes, que fica sob a responsabilidade de quem vai representá-las, sendo, nesse caso, os goleiros e mais um atleta, os responsáveis por escolher seus atletas, Assim como as denominações 'definitivas' das equipes, já que representam locais de trabalho da Ufopa, o que lhes dá uma identidade."
Voltando ao campeonato, desde a primeira rodada, estamos tendo futebol de alto nível, com um número de gols altíssimo, apesar de os goleiros serem excelentes. Há quem diga que as traves são excessivamente grande. Porém, isso só abrilhanta os jogos, afinal de contas, o principal momento do futebol é o gol. E este deve ser favorecido, claro, sem prejudicar os goleiros, que também dão o seu espetáculo com suas plásticas defesas e são atletas de extrema importância para as equipes. Tanto os já consagrados, como as revelações, tais como o (quase) impenetrável John e o "furacão" Milton.
Goleiro Bruno Almeida, do Fazendão, realizando uma das grandes defesas.
E na primeira rodada, no dia primeiro de outubro de 2024, uma terça-feira, a partir das 19 horas, tivemos dois excelentes jogos, recheados de muitos gols e de muitas jogadas e lances que deixaram os torcedores extasiados.
O primeiro jogo foi entre BMT 8 X 7 RONDON. A equipe do incrível goleiro John encarou a o time do goleiro Jardel e Thiago Moura, este que em outros tempos já foi considerado o melhor atleta de futebol da Ufopa. E o placar foi um espetáculo à parte. Com um futebol vistoso praticado por ambas as equipes, o placar de 8 a 7 para o time do "quase invarável" goleiro John, foi até o último momento do jogo, sem que fosse possível cantar a pedra de quem venceria. Mas aí prevaleceu a "superioridade" da equipe do BMT, que, até aquele momento, fora de campo, pelo menos, era comentário quase unânime da torcida, a melhor equipe do campeonato. Resumo: 15 gols somente no primeiro jogo.
A segunda partida da noite foi ainda mais equilibrada. A equipe Madeirão do goleiro "furacão" Milton e do Alan, "o briguento", enfrentou o NTB de Charles "Jardim" e do melhor jogador da Ufopa da atualidade, Carlos Macarrão. NTB 4 X 4 MADEIRÃO. Oito gols, quatro pra cada lado, revelam como foi equilibrado esse jogo. Vale destacar, nesse jogo, que o atleta Roberval, que mesmo chegando atrasado, veio com um incrível sorriso no rosto, falando que esse ano ele vai ser campeão. Entrevistado pelo repórter de campo por que tamanha felicidade e confiança, ele respondeu: "Esse ano não fiquei no time do Eneias, então não vou levar ralho!" Não foi exatamente o que aconteceu, porque a orelha do excelente atleta do Membeca continuou quente como em outros anos. Alan, o briguento, não deu folga para Prof. Dr. Manoel Roberval Pimentel Santos. E durante todo o jogo em que Roberval permaneceu em campo, Alan mandava assim: "Baralho, Roberval, marca esta borra. Borra, tu acha que porque tu é doutor em física, tu é bom de bola?" Coitado do vice-diretor do IEG, que dada a sua educação, não respondeu um "ai" para o Profº. Dr. Alan Augusto Moraes Ribeiro - Diretor de Cultura e Comunidade da PROCCE. É verdade que a diferença de tamanho entre os dois é de quase meio metro.
Ao final destas duas primeiras partidas, foram marcados 23 gols, o que foi muito bom como espetáculo para os torcedores que compareceram ao complexo esportivo Madeirão, da Universidade Federal do Oeste Pará - Ufopa. E essa é a tônica do campeonato, como pode ser observado nas rodadas posteriores.
Na rodada seguinte, houve fatos bem curiosos. Um deles foi a novidade que o atleta do Rondon, Daniel Castro. Daniel, o nutricionista da Ufopa que, além ser o coordenador da CPUAN, o cara que, entre outras coisas, comanda as excelentes refeições do R.U, é um dos atletas mais entendidos de futebol da Ufopa (afinal, ele já foi da escolinha do Paysandu de futsal), tentou implementar um aquecimento com um apetrecho que, visto de longe, parecia que estava vestindo uma calcinha. Sem entender aqueles movimentos desengonçados antes de seu jogo começar, os atletas do Rondon não aderiram à "moda". Ignorância, talvez, ou inveja, quem sabe? Será que é por isso que o Rondon está em último lugar, com zero ponto? E Daniel falou que mandou buscar tal bugiganga diretamente da Espanha, pois segundo ele, é o que tem de mais moderno sendo usado pela equipe do Real Madrid.
Daniel, ainda com o elástico na altura do joelho. Ninguém lhe deu a importância devida. |
E, finalmente, no dia 15 de outubro, tivemos as duas partidas que finalizaram o primeiro turno do campeonato. Foi uma noite "atípica", diga-se de passagem. Primeiro, ou melhor, talvez até tenha sido justamente por isso, porque este foi o dia em que se comemorou o dia dos professores e foi um dia de folga para a maioria. Mas quando se esperava uma rodada muito festiva, aconteceu de muitos atletas estarem bastante exaltados, havendo vários cartões amarelos e duas expulsões (cartão vermelho). Por que será que vários atletas estavam com os ânimos alterados? Será que aproveitaram a folga pra bebemorar um pouquinho??
Muito bate-boca dentro de campo levou os árbitros a serem mais rígidos, pois alguns atletas, completamente alterados, começaram até a chamar palavrão, ofendendo a arbitragem. Diante disso, um dos árbitros, utilizando-se de sua autoridade em campo, falou para os atletas não mais se dirigirem a ele com palavrões, porque ele iria expulsar. E foi logo depois disso que o atleta Willliam, do Fazendão, irritado com o desempenho de sua equipe, esbravejou: "Baralho, Borrra, é soda...MEU DEUS, MEU DEUS..." E quando o árbitro ia puxar o cartão vermelho, dirigindo-se a ele, ele saiu com essa, falando bem alto: "Eu estou falando com Deus, juiz, estou falando com Deus.... MEU DEUS, MEU DEUS....!" E falando baixinho, pertinho do alambrado, alguém o escutou: "Esse baralho não sabe apitar...!". Égua, será que o Alexandre azucrinou o William, também?
Pobre William, nem percebeu a presença do Alexandre. |
Do lado de fora, sabe como é torcida, né! Um gaiato cantou: "Se eu quiser falar com Deus....". Outro mandou essa: "Ah, se Deus me ouvisse, falasse pra mim..." Uma torcedora cantou assim: "Eu só peço a Deus, um pouco de malandragem...." E teve quem comentou: "se com Deus, ele fala assim...."
Ah, William, tomara que tu vá para a final, queremos lhe ver campeão, meu amigo!
A questão é: Será que William irá participar de uma decisão, caso sua equipe vá para a final??? Será que este ano, Márcio Moda, que joga ao lado de William no Fazendão, finalmente, poderá se consagrar campeão??? Apostas feitas.
Finalizado o primeiro turno, a classificação está assim:
E a artilharia, com uma enxurrada de gols, está dessa forma:
Tabela com os principais artilheiros do campeonato |
E Bruno Meireles quer ser o artilheiro esse ano. Com nove gols marcados e nem um "ai" sequer que não tenha sido verdadeiro, houve quem comentasse que o número de gols marcados neste campeonato já supera o número de votos obtidos por ele no pleito municipal, em que foi candidato a vereador.... Isso só pode ser coisa do Zair... ô, inveja!
Pedroso ainda fez questão de ressaltar sobre a necessidade de todos serem respeitadores com a Coordenação, a arbitragem, com os colegas e com o público, enfatizando que estes jogos têm como principal objetivo a Integração entre nós, servidores. "Sim, é claro que entendo que é uma competição. Mas isso não vale um desrespeito a quem quer que seja. Ainda mais que estamos numa instituição de ensino superior, onde, teoricamente, somos pessoas, no mínimo, munidas de uma educação superior formal."
Muito bem, agora é aguardar o segundo turno que já começa na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, rigorosamente, a partir das 19h, no campo Society, do Complexo Madeirão da Ufopa. E a primeira rodada terá dois jogos:
F l a s h e s
E ATENÇÃO: está chegando o JIUFOPA 2024. Nesse ano o JIUFOPA contará com 19 equipes, será realizado na Arena Estadual DJAMA LIMA, no período de 11 a 17 de novembro de 2024 e homenageará o atleta CARLOS ROBSON ZANETTI (LOGAN) da empolgante equipe de Rurópolis, falecido este ano.
Cartaz de divulgação do JIUFOPA 2024 |
Em se tratando de uma crônica Esportiva, peço licença para registrar a homenagem prestada ao meu saudoso irmão José Jorge Hage Neto (Barriga), um grande jogador de peladas de Alenquer, que neste dia 17 de outubro, completou cinco meses de falecido. A Associação Atlética Banco do Brasil - AABB de Alenquer, juntamente com seus associados fez uma singela menção ao seu nome, reconhecendo o grande amigo de todos e o atleta que foi. O evento teve início no sábado passado, dia 12, na sede da AABB, em Alenquer e tivemos a honra de estar presente, eu e meu sobrinho Rodrigo Hage, filho do Barriga.
Diante disso, em nome do Sabá e do Bolacha, agradeço a todos os atletas e organizadores do campeonato da AABB - Alenquer.
Eu e meu sobrinho Rodrigo Hage. |
Sabá e Rodrigo Hage |
Equipe da Alemanha |
Equipe da Argentina |
Equipe da Croácia |
Equipe da Holanda |
Patrocinadores:
Comentários
Postar um comentário