VIII JOGOS DA UFOPA - "DIA DOS GOLEIROS"


Robson Guimarães: o goleiro da rodada. 

Jabert Diniz Júnior 
AS duas rodadas que concluíram o primeiro turno do Campeonato dos Servidores da Ufopa foram recheadas de muita emoção.

Dia 13 de outubro ocorreu a segunda rodada do turno com os seguintes confrontos: PRO'S REUMATIC x PROAD e ISCO/ICED/SINFRA x CTIC AMIGOS

Só pra variar, os jogos foram muito disputados e com resultados surpreendentes. Pelo menos no primeiro jogo, já que o Pro's REUMATIC vinha de um empate na estreia e ainda por cima, iria enfrentar a candidatíssima ao título, a poderosa PROAD do cartola Nelson e seus docinhos.

É, amigos, mas não foi isso que aconteceu. Em um jogo que foi tratado como um verdadeiro tabuleiro de xadrez, a PROAD foi surpreendida pela organização do adversário, sob o comando de Eric Braga e Maike Kumaruara. 

E o placar de Pro's REUMATIC 3 x 2 PROAD reflete como o campeonato correrá até sua rodada final de classificação. 

A segunda partida não ficou atrás, em termos de emoção. A equipe do ISCO/ICED/SINFRA, que também vinha de um empate, queria somar mais pontos na competição porque, segundo o Míster Zair, a sua equipe investiu muito para esta temporada, com contratações de ponta.

O CTIC AMIGOS vinha de derrota e também precisava pontuar. É, mas a vontade e o empenho da família CTIC não foram suficientes para superar a técnica da equipe de Zair. Placar do jogo: CTIC AMIGOS 0 x 2 ISCO/ICED/SINFRA.

Mas, vale ressaltar que esse jogo foi recheado de superstição. Primeiro, foi que o treinador, técnico e cartola Zair Henrique foi flagrado fazendo das suas conhecidas mandingas para dar sorte ao seu time. Segundo, porque Cléia que, coincidentemente, é esposa de Zair e, nas horas vagas, é a repórter fotográfica do blog Ximorongo, fez questão de enfatizar que o segundo gol do time do marido aconteceu exatamente quando ela chegou à AABB. 

Momento flagrado pela repórter Amanda Ferreira, em que o Míster fazia suas mandingas para dar sorte à sua equipe.

A terceira rodada do campeonato foi dia 20 de outubro. E que festa minha gente! Que festa!

Havia muita espectativa por parte de todas as equipes. Cada uma com suas estratégia.

E o público? Cada vez maior. Os flahshes da repórter fotográfica Amanda Ferreira no final da matéria mostram como foi bonita a festa, com presenças ilustres. 

A primeira partida, entre PRO'S REUMATIC e o CTIC AMIGOS já serviu para embolar a classificação do campeonato após o final do turno.

A PRO'S, talvez pela ausência de jogadores importantes, mas, também, por outros fatores, como pela falta de um padrão de jogo, uma melhor organização, especificamente para este jogo, começou a partida um tanto quanto desorientada e errando bastante. Será que subestimaram o CTIC AMIGOS?

É possível. Porém, há que se dar crédito à equipe mais feliz do campeonato, a família CTIC. 

A começar pelo esquema tático montado pelo eficiente treinador Caio Rêgo. Caio, que nas horas vagas também é goleiro da equipe, neste campeonato, vem atuando muito bem como o "Míster" da equipe CTIC AMIGOS. 

O treinador montou o esquema tático, trocou ideias com o atual e, talvez, o melhor goleiro do campeonato, Robson Guimarães, deu ralhos no Roberval e incutiu na cabeça de cada atleta seu esquema 2x4x2.

Esquema tático do CTIC AMIGOS

Assim, muito disciplinado e sob a batuta do maestro Júlio Heleno (que, como sabemos, não manja só de música), o CTIC dominou o REUMATIC no primeiro tempo.

E não demorou para o CTIC AMIGOS fazer seu primeiro gol com um dos craques da equipe, Roberto. E, com Júlio Heleno, o cara que comanda o meio de campo, fez o segundo gol, deixando o REUMATIC completamente desnorteado.

Vale ressaltar, mais uma vez, a disciplina tática da equipe do CTIC. Kadete, também conhecido como Marcos Vinício, estava implacável na defesa e quando era substituído por Roberval, o time mantinha o mesmo padrão. Roberval, aliás, com seu famoso esporão de arraia que lhe foi implantado no tornozelo direito ainda quando era molequinho na comunidade do Membeca, de vez em quando, dava uma beliscada no tornozelo de um adversário, deixando-o no chão se vendo de dor. O homem é muito venenoso.

Mas, considerando tudo isso, a PRO'S, ainda assim, criou muitas situações de gol, pecando nas conclusões. Todos erravam muito quando chutavam em gol. Até que num bate rebate, com muitas defesas do goleiraço Robson Guimarães, Kadete meteu a mão na bola para evitar o gol. Priiii!!! Pênalti, Kadete expulso e ovacionado pela torcida, que parece, estava toda a favor do CTIC AMIGOS. Ou era apenas o carisma do Marcos Vinício?

Após o jogo, todos reconheceram o mérito do CTIC AMIGOS que, de fato, se empenhou muito nesse jogo. Robson Guimarães foi o goleiro da rodada. Paulo Cintura, Valkir, Renato Santiago, André, Robson, Cristovam, enfim, todos se doaram muito, jogaram demais e merceram a vitória. 

Mas, claro, houve aqueles boatos. Alguém falou que a ausência do William ajudou muito. E foi perguntado porque este atleta, que normalmente é o titular da equipe, não apareceu para jogar. Responderam que caíram na besteira (ou foi proposital) de dizer que esse jogo era uma "final" para o CTIC e isso foi suficiente para ele arranjar uma desculpa para não ir pra esse jogo. 

Fofocas à parte, este resultado foi muito bom para o campeonato, que terá um segundo turno com todas as equipes com possibilidades de chegarem à final.

Para o segundo jogo, a expectativa era ainda maior, considerando que um provável vencedor iria disparar na tabela. O cartola-revelação e atleta da equipe da PROAD, Nelson, que conseguiu reunir muitos "docinhos" na sua equipe, tabalhou duro nos treinamento e conversas com seus atletas.

Zair, confiante que estrearia três atletas de ponta, que por razões de trabalho não haviam jogado nas duas primeiras rodadas, ficou desde às seis horas da manhã, ligando para eles. Dizia ele, nas mensagens: "Olha, vou logo avisando, a gente precisa ganhar, hoje."

E assim, convenceu seu multiatlea Mário Tanaka, este que é campeão de beach Tênnis da cidade, largou todas as competições para estar presente nesta noite; Hergos Couto, que, segundo Zair, é o maior reforço do seu time, já que foi jogador profissional do Corintians; e Márcio Moda, craque de bola, o maior representante da torcida do Paysandu aqui em Santarém. Que Márcio Moda é craque, isso ninguém discute, mas durante esses dez anos de campeonato, hummmm, não ganhou nenhum. 

E o jogo, minha gente, posso garantir, foi um grande espetáculo. De fato, a qualidade técnica dos dois times candidatíssimos ao título é indiscutível. Nesse jogo a bola foi muito bem tratada.

Mas a PROAD, cheia de "docinhos", foi pra cima do experiente time do ISCO/ICED/SINFRA, comandado em campo por ninguém menos que o xerifão Enéias.

Mas Wenderson, da PROAD, estava impossível nesta noite. Retornando aos gramados depois de quase três anos afastado por uma séria contusão e cirurgia no joelho, com passes magistrais, deixava seus companheiros na cara do gol.

E jogando o fino da bola, Wenderson arriscou um chute de longe. Defensável, sim. Mas, como diz o subtítulo da matéria "Dia dos goleiros". Leandro Lomba, goleiro contratado junto à SEDUC, relembrando os velhos tempos de GREC, foi com a mão meio molhe, meio de alface. Ô, Leandro, assim não vai ganhar presente, meu amigo. Gol da PROAD.

Em passe magistral de Wenderson, Rogério não vacilou e fez o segundo. Rogério, claro, agradeceu ao craque Wenderson. 

Mas, dando muitos ralhos, o Xerife Enéias, motivou o time a ir pra cima da PROAD. E com a pressão não deu outra, o ICED diminuiu com Alan "Zen".

Mas a PROAD tinha John Soteudo para marcar o terceiro,  ampliando o placar. Mas, como era o dia dos goleiros, El PareJohn também não estava nos seus dias de glória. 

Para o segundo tempo, acreditem os dois times substituíram seus goleiros. E com Jardel, da PROAD e Andrei, do ICED, não passou mais nenhuma bola para as redes. Eita, dia esquisito para os goleiros!

Final de jogo: PROAD 3 x 2 ISCO/ICED/SINFRA. 

RESULTADOS DA 3ª RODADA


Após a terceira rodada, final do primeiro turno, veja como ficou a classificação do campeonato e a artilharia.

CLASSIFICAÇÃO E ARTILHARIA

A próxima rodada será especial.
Considerando as comemorações do dia do servidor público, que foi antecipado para o dia 27 de outubro, os jogos que darão início ao segundo turno do Campeonato serão pela manhã, com o primeiro jogo iniciando impreterivelmente às oito horas e trinta minutos.

A programação ainda contará com as servidoras que deverão competir em várias modalidades, como: vôlei de praia, futsal, voleibol, entre outras.
Também terá feijoada, churrasco e muito pagode com o melhor grupo de Santarém, o Sambatuque.

Abaixo, a programação do dia do servidor.


** ** ** **

Caríssimo leitor, caso tenha gostado desta crônica esportiva, já sabe, COMPATILHE com os amigos e, se desejar, deixe seu comentário.


APOIO



Flashes

Ao centro, Daniel ainda tentando orientar a equipe da Pró's.

Família Ctic em sua resenha tradicional.





Professora Aldenize, irmã do Bira, prestigiando o evento. 

Com a vantagem no placar, o CTIC fez muita cera. Influência do futebol profissional. 

O craque Wenderson. "Estou de volta ao futebol, graças a Deus. Futuramente, vou comandar a arena do meu sogro Benteco em Alenquer. "

Tietagem com os craques da PROAD Arisson, Wenderson e João Carlos.

Jabert surpreso com o desempenho de sua equipe: "Muito abaixo do esperado."

Aqui, o Míster Zair está explicando sua tática. 



O xerifão Enéias, com as novas estrelas do ICED Hergos Couto e Mário Tanaka. 


Maike Kumaruara, Jonnes Pedroso, Jabert Diniz e Roberval Santos. 

João Carlos, Wenderson e Arisson: craques de bola da PROAD e amigos há mais de dez anos.


Comentários

Crônicas mais visitadas

Internacional, o povo de Alenquer te aclama...

Histórias de Santarém: uma artesã, um homicídio e uma execução.

No dia em que saí de casa

O Cagão

VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023

VI Jogos dos Servidores da Ufopa 2023 - FINAIS

Esqueceram de mim?

A Ponte dos Sonhos